segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cultura

Escultor Rui Fernandes participa em “Oficina das Artes” na Golegã
Vai decorrer no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 18.00h, no Centro de Estudos Politécnicos da Golegã, uma “Oficina das Artes” baseado no tema "O Fomento das Artes numa perspectiva local”, com a participação do Escultor Rui Fernandes, com uma aula debate "
Esta “Oficina” centra-se na importância das artes para a qualificação da cultura local, vista numa dimensão didáctica, onde a presença do artista é estratégica para a disseminação de conteúdos e práticas.
O Cespoga (articuladamente com o Município da Golegã) pretende também, enquanto instituição de ensino superior, promover espaços de encontro que possam concorrer para aquele objectivo.
Sendo o Escultor Rui Fernandes uma figura da cultura e das artes, com obra exposta em espaços públicos e em galerias e museus, faz sentido apresentar o seu processo criativo nesta Oficina, bem como desenhos de alguns dos seus aprendizes.
Este autor trabalha, regularmente, com grupos, incutindo-lhes a aprendizagem básica das artes, com especial atenção ao desenho e à modelação.
Esta Oficina tem como objectivos mostrar o resultado de um trabalho formativo local, desenvolvido sobre a orientação do Escultor Rui Fernandes e contribuir para que a prática das artes se desenvolva como factor de consolidação cultural do projecto de desenvolvimento local bem como discutir o trabalho das parcerias neste domínio entendendo-o como uma aposta estratégica para a qualificação e requalificação dos recursos humanos da região na prática da cultura e das artes.
O programa está assim elaborado:
- 18h00 – Introdução à Oficina das Artes: Luís Mota Figueira
- 18h30 – Oficina de Desenho: exposição e desenvolvimento. Intervenção do Escultor Rui Fernandes e apresentação dos resultados do curso por ele orientado e realizado no Equuspolis.
Os interessados devem formalizar a sua participação através do endereço electrónico cespoga@ipt.pt ou para o telefone: 249 977 309.
---------------------------------------------------------------