quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Economia

Mulheres empreendedoras apresentam novos projectos
Dez novos projectos empresariais ligados ao empreendedorismo em meio rural, exclusivamente elaborados por mulheres, foram hoje apresentados pela Tagusvalley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Vale do Tejo.
Os dez projectos, acompanhados na incubadora de empresas do Técnopolo do Vale do Tejo, ao longo dos últimos três meses, são dinamizados por 12 mulheres seleccionadas de entre um universo de 120, com curso superior, desempregadas e inscritas no Centro de Emprego local, e que apresentaram ideias de negócios “viáveis e inovadoras”.
Céu Albuquerque, presidente da Tagusvalley, disse à agência Lusa que os projectos “em incubação” visam o lançamento e exploração comercial de ideias como um ateliê de imagem, uma fábrica de produção de óleos essenciais, uma academia de estudos, uma estufa em sistema hidropónico - plantação de morangos com suporte sem terra, e um ateliê de arquitectura e paisagismo, entre outros.
“O projecto”, que começou há três meses em Abrantes com um investimento de 50 mil euros, foi lançado pela Tagusvalley com o objectivo de “apoiar e incentivar a criação de empresas geridas por mulheres”, através de consultadoria especializada e na criação da empresa, para além de “fomentar a fixação e o retorno de jovens qualificadas ao território local”, acrescentou a responsável.
Catarina Fonseca, 30 anos, com formação em Engenharia, disse à Lusa que o seu projecto “versa a produção de óleos essenciais, à base” da matéria-prima que existe, em abundância, na região.
Considerando “muito importante” a formação obtida na incubadora de empresas para “ganhar as bases de uma boa gestão”, a futura empresária afirmou que pretende “produzir óleo de eucalipto, rosmaninho e esteva, em quantidades industriais”.
Com um investimento estimado de 37 mil euros, Andreia Costa e Sandra Salgueiro, ambas com 25 anos e formação em Educação, decidiram lançar uma Academia intitulada ‘Na Palma da Mão’, direccionada para o “acompanhamento do desenvolvimento do Ser, com o estímulo cognitivo e emocional das crianças que o frequentem”.
Segundo disse à Lusa Sandra Salgueiro, “esta aposta” num projecto direccionado para as mulheres empreendedoras, “ajuda a esbater as diferenças ainda existentes entre géneros e facilita no processo de afirmação, quer no seio de empresas, quer na criação de projectos próprios”.
A presidente da Tagusvalley acrescentou que, na segunda fase do programa, será dado treino específico para a elaboração e consolidação do plano de negócios, “através de consultadoria especializada”, assegurando que a autarquia se constituirá como “um parceiro”, garantindo a aproximação e utilização dos sistemas financeiros de apoio à criação das novas empresas.
“São estes programas que dão significado aos grandes objectivos da Tagusvalley, que são o promover de uma cultura empresarial inovadora, criar postos de trabalho e criar valor social e económico para a região”, enfatizou Céu Albuquerque.
----------------------------------------------------------