quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Desporto Escolar


Cerca de milhar e meio de alunos participaram no Corta Mato Escolar 2009 em Tomar
A Prova de Corta Mato Escolar realizada ontem no Regimento de Infantaria n.º 15, promovida pela Divisão de Desporto da Câmara de Tomar, reuniu 1370 participantes, todos alunos das escolas do Ensino Básico, 2.º e 3.º Ciclos, e secundárias do concelho.
A edição deste ano contou, pela primeira vez, com a participação dos alunos da Escola Profissional de Tomar.
Nem a chuva e o frio que se fizeram sentir esta quarta-feira, 16 de Dezembro, assustaram os 1370 alunos das escolas do concelho de Tomar, que participaram no Corta Mato Escolar. É o número mais alto de inscritos, registado pela Divisão de Desporto da Câmara de Tomar, que assume a organização da prova há cerca de oito anos.
O Corta Mato Escolar realiza-se no âmbito do Programa Jogos de Tomar, mas nem sempre foi assim. Era, até passar para as mãos da autarquia, organizado por cada escola, que recorria aos meios da Câmara para pôr a prova em prática. Diva Cobra, chefe da Divisão de Desporto, explica que “começou a fazer sentido que a prova se organizasse pela Câmara, juntando todas as escolas, uma vez que solicitavam individualmente recursos da autarquia. Digamos que foi uma questão de logística, sendo hoje muito mais do que isso.” A responsável assinala que se tem registado um crescendo significativo no número de participantes, para além de “toda a Divisão estar, por um dia, empenhada no mesmo projecto.”
Este ano a prova realizou-se no Regimento de Infantaria nº 15, um espaço que o vereador Carlos Carrão, responsável pela Divisão de Desporto, considera “o ideal.” “A Câmara agradece a colaboração do RI15 neste projecto. Teria sido muito mais difícil conseguirmos concretizar o Corta Mato Escolar 2009 se não nos tivesse sido disponibilizado este local e os meios, como as tendas e o apoio de uma ambulância”, sublinha o vereador.
Na edição participaram atletas estudantes, organizados por três escalões: Infantis, Juvenis e Juniores.
-----------------------------------------------------