quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ambiente


Óleos usados recolhidos em Tomar superam os dois mil litros
Os primeiros contentores de recolha de óleos alimentares usados foram instalados em Tomar no início deste ano. Até ao momento, a Resitejo já recolheu 2510 litros. Um número muito positivo considerando que um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água.
Das três recolhas de óleos alimentares usados já efectuadas pela Resitejo, desde Fevereiro, em Tomar, contam-se 2510 litros, que sendo recolhidos evitam a poluição de milhões de litros de água. A primeira recolha foi feita em Maio e foram retirados 720 litros, a segunda, de 760 litros, em Agosto, e em Novembro foram recolhidos 1030 litros. Uma evolução que revela o aumento do depósito destes resíduos nos respectivos contentores.
Para os menos atentos, recorde-se que os oleões são os recipientes amarelos, devidamente assinalados, que foram colocados junto às cinco escolas secundárias e EB 2, 3 da cidade, depois de um trabalho de sensibilização junto dos alunos, promovido pelas próprias escolas. Uma sensibilização à qual se juntou o CMIA – Centro de Interpretação Ambiental de Tomar.
A mensagem de que os óleos são materiais extremamente poluentes e devem ser, por isso, devidamente recolhidos e reciclados já chegou a alguns tomarenses, “mas há ainda muito trabalho a fazer no que diz respeito à sensibilização para este particular e importante aspecto da poluição”, refere a vereadora Rosário Simões, acrescentando que o CMIA vai continuar o trabalho até aqui desenvolvido.
Os oleões foram colocados ao lado dos ecopontos já existentes o que dá aos utilizadores a vantagem de poderem deixar logo no embalão a garrafa usada.
A Câmara Municipal de Tomar apela mais uma vez, também porque se avizinha uma época de muito recurso ao óleo alimentar nas cozinhas dos tomarenses, que sempre que tiver óleos alimentares de que se queira desfazer, guarde-os numa garrafa. Quando a garrafa estiver cheia, passe junto às escolas Nuno Álvares, Gualdim Pais, Santa Iria, Jácome Ratton ou Santa Maria do Olival, despeje o seu conteúdo no oleão e deite a garrafa no embalão.
------------------------------------------------------------------