segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inovação

Jovens estudantes inovam com projectos baseados em novas tecnologias
Uma ideia de negócio que consiste numa melhor logística do reaproveitamento de resíduos industriais, particularmente dos resíduos produzidos pela indústria transformadora e extractiva venceu a I edição do concurso nacional “INOV.POINT”, iniciativa que pretendeu premiar ideias de negócio e projectos inovadores de carácter tecnológico. Joana Couto, Paulo Figueiras e Paulo Cadete, alunos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa são os autores do projecto vencedor, uma ideia com o nome de “Re-Inova Enviromental Knowledge”.
O 2º lugar foi atribuído a Paulo Barbeiro que apresentou a ideia” EyeDropper”, Sistema de validação do cumprimento da terapêutica em oftalmologia, para tratamentos na forma de gotas de aplicação tópica ocular.
O projecto empresarial propondo a implementação de serviço de bike sharing em municípios, empreendimentos privados e de turismo obteve a 3ª posição. Jorge Rocha é o autor da “Tagus Pulse – Mobitity Solution”, que pretende desenvolver um sistema de gestão da partilha de bicicletas que recorre à tecnologia RFID e GPS.
Dirigido a jovens que estejam a finalizar o ensino superior, o “INOV.POINT” foi lançado em Maio de 2009 destinando-se a apoiar ideias de negócio inovadoras, que serão acompanhadas e desenvolvidas no Tecnopolo, a partir do INOV.POINT, Centro de Inovação, Incubação e Desenvolvimento de Empresas.
Os vencedores tiveram como prémio uma carteira de serviços disponibilizados pela TAGUSVALLEY, promotora do concurso e empresas patrocinadoras.
A cerimónia de entrega dos prémios foi presidida pela Presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.
-------------------------------------------------------------