terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Meteorologia - Mau Tempo

Activado o Plano Especial de Emergência para cheias na Bacia do Tejo
Foi activado esta segunda-feira, pelas 19 horas, o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, com o Nível de Alerta Azul, o nível mais baixo de alerta.
A decisão foi tomada pela Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, e deverá ser ratificado pela Comissão Distrital de Protecção Civil numa reunião marcada para hoje, terça-feira. A decisão deve-se à descarga de barragens na Bacia Hidrográfica do Tejo e à persistência da precipitação, que se tem verificado nas últimas horas, quer em Portugal e Espanha.
De acordo com as informações fornecidas pelas Entidades Gestoras de Barragens da Bacia do Tejo e atendendo às previsões do Instituto de Meteorologia, para a continuação de chuva nos próximos dias, prevê-se para as próximas horas um aumento do caudal do Rio Tejo e dos afluentes.
Como consequência, prevê-se para o início da tarde desta terça-feira a possível submersão da EN 365 na Ponte do Alviela, no Concelho de Santarém.
Foi convocada para a manhã desta terça-feira, no CDOS em Almeirim, uma reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil, com vista a analisar o evoluir da situação.
---------------------------------------------------------