quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Meteorologia

Autoridade Nacional de Protecção Civil diminui alerta de amarelo para azul nas Bacias Hidrográficas
A Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu hoje diminuir nos próximos dias o alerta de amarelo para azul (o mínimo), devido ao “desagravamento” da situação meteorológica a partir de quinta-feira e à “normalização” das bacias hidrográficas.
A passagem do alerta amarelo para o azul vai ocorrer quinta-feira à tarde na região Sul e no resto do território nacional na sexta-feira.
O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Arnaldo Cruz, disse à agência Lusa que “não são expectáveis problemas para os próximos dias”.
Segundo Arnaldo Cruz, está previsto um “desagravamento” da situação em todo o país e uma “normalização” em todas bacias.
A Protecção Civil tem accionado desde segunda-feira o alerta amarelo e inicialmente estava previsto a sua manutenção até sábado.
O alerta amarelo é o segundo nível menos grave de uma escala de quatro.
O presidente da ANPC, que hoje de manhã acompanhou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, numa visita de helicóptero ao distrito de Santarém e região de Loures, adiantou que se mantêm encerradas sete estradas nos distritos de Lisboa, Vila Real, Beja, Castelo Branco, Santarém, Braga e Aveiro.
Arnaldo Cruz adiantou que, entretanto, também foram cortadas ao trânsito três estradas na Serra da Estrela devido à neve.
-------------------------------------------------------------