segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Economia

Empresa em Abrantes vai produzir um milhão de painéis fotovoltaicos até final de 2010
O Projecto Integrado de Energia Solar (PIES) vai produzir “a partir de Janeiro e até final de 2010” um milhão de painéis fotovoltaicos, anunciou à Lusa o empresário Alexandre Alves, à margem de uma visita da Governadora Civil de Santarém.
Instalada em Pego, Abrantes, num terreno com 82 hectares de área, esta nova fábrica de painéis fotovoltaicos e torres eólicas visa “agregar” toda a cadeia de produção de energia solar, e implicará um investimento global de “mais de mil milhões de euros e a criação de 1.900 postos de trabalho” até 2013.
A Governadora Civil do Distrito de Santarém, Sónia Sanfona, que hoje quis conhecer e inteirar-se do evoluir do projecto, afirmou à agência Lusa ter ficado “muito bem impressionada e até surpreendida” com a “dimensão e escala” do PIES, cujo projecto e instalações visitou.
“Este é o maior projecto privado em curso no distrito de Santarém”, afirmou a Governante, que sublinhou “a importância da temática” em causa no projecto PIES, o volume de investimento e o número de postos de trabalho que vai criar.
“Esta temática das energias renováveis e das energias limpas constituem uma aposta central na politica do Governo, pelo que a minha visita indica uma clara associação e compreensão para a importância deste projecto, bem como um sinal de motivação para a sua implementação e concretização”, afirmou.
Sónia Sanfona realçou a importância de “um investimento que gera riquezas e mais valias para a região, para o País e para o estrangeiro”, em virtude do volume de exportações previsto, e “a criação de muitos postos de trabalho, em contexto de crise”.
O projecto, a desenvolver-se em quatro fases, vai ter 40 mil painéis fotovoltaicos instalados para produção de energia limpa de auto-consumo e a RPP Solar conta, em três anos, estar a produzir 700 megawatts e alcançar um volume de facturação de mil milhões de euros.
Segundo disse à agência Lusa Alexandre Alves, promotor do projecto e presidente do conselho de administração da RPP Solar, o PIES “vai começar a produzir torres eólicas daqui a um mês”, contando hoje com “110 milhões de euros investidos e cerca de 200 colaboradores”, que trabalham “dia e noite” na criação e construção dos edifícios e infraestruturas.
Segundo acrescentou, “em Janeiro” começa a produção “sem parar” da primeira série de um milhão de painéis solares previstos para 2010, “já com 400 colaboradores” e com cinco linhas de montagem, uma delas completamente robotizada”.
“Um ritmo acelerado porque o mercado assim o exige”, disse Alexandre Alves, que acrescentou à Lusa que no próximo ano vai introduzir no mercado painéis fotovoltaicos a 400 euros, “metade do preço que hoje se pratica”.
Com “tecnologia de ponta alemã”, nomeadamente da Siemens, “esta será a primeira fábrica integradora na área fotovoltaica e produzirá integralmente todos os componentes do painel solar".
-------------------------------------------------------