quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sociedade

Câmara de Ourém vai criar grupo de trabalho para preparar a visita do Papa
A Câmara Municipal de Ourém vai criar um grupo de trabalho para preparar a visita do Papa a Fátima em Maio do próximo ano, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
Paulo Fonseca explicou que o objectivo do grupo, que estará em funcionamento em Janeiro, é garantir que no decurso da visita do Papa a Fátima “tudo funcione bem”.
“Há sempre aspectos que são preocupantes e que merecem atenção, como a protecção civil, os acessos a Fátima, o parqueamento na cidade, a segurança das pessoas”, exemplificou Paulo Fonseca.
Segundo o autarca, o grupo de trabalho vai integrar, além de técnicos da autarquia, forças de segurança, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), EDP entre outras empresas e entidades que garantem serviços públicos e cujo trabalho é necessário assegurar com antecedência porque a visita de Bento XVI implica “a recepção de muito mais gente”.
O presidente do município acrescentou que propôs ao Governo a resolução de algumas questões relacionadas com Fátima, elucidando com a criação de um corredor pedonal de acesso ao maior santuário mariano do país que os peregrinos possam utilizar já em Maio.
“Percebemos que em cinco meses não é possível resolver tudo”, afirmou Paulo Fonseca, considerando contudo ser exequível elaborar uma estratégia de desenvolvimento para o futuro de Fátima “onde o Estado tem responsabilidades porque é a montra principal do país”.
“O Santo Padre vem a Portugal porque vem a Fátima”, declarou, defendendo que “é o momento de o país inteiro perceber que um dos seus aspectos de maior visibilidade é Fátima”.
A visita de Bento XVI a Portugal decorre entre os dias 11 e 14 de Maio, começando em Lisboa de onde o Papa sai, de helicóptero, no dia 12 às 16:40 com destino a Fátima.
No Santuário de Fátima, Bento XVI é esperado às 17:30 na Capelinha das Aparições.
Pelas 21:30, o Papa participa na recitação do rosário e bênção das velas.
Já no dia 13, após a missa no recinto do santuário, a que vai presidir, Bento XVI visita a basílica onde estão os restos mortais dos videntes de Fátima, Francisco, Lúcia e Jacinta.
Após o almoço com os bispos de Portugal e o séquito papal, o chefe de Estado do Vaticano vai participar num encontro com as organizações da pastoral social, na Igreja da Santíssima Trindade, a que se outro com os bispos na Casa Nossa Senhora do Carmo.
Pelas 08:00 de dia 14 o Papa ruma ao Porto, cidade onde termina a sua primeira visita a Portugal.
----------------------------------------