quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Autarquias


Executivo da Câmara de Ourém reuniu esta terça-feira
O executivo municipal da câmara de Ourém reuniu esta terça-feira com vários pontos em agenda, dos quais se destacam as decisões tomadas:
Centro de Negócios de Ourém:
Foi apresentada, em Reunião de Câmara, a proposta de nomeação dos membros que constituirão a Assembleia Geral e Direcção do Centro de Negócios de Ourém.
Destaque para o facto de nenhum dos nomeados ir receber qualquer remuneração relativa aos desempenhos destas funções.
Na Direcção assume a presidência o vereador José Manuel Alho. Como vogais de administração ficam João Ricardo Dias dos Santos e Telma Susana Silva Domingues.
Na Assembleia Geral assume a presidência Vítor Manuel de Sousa Dias e como vogais de Administração assumem Fernando Luís Marques e João Pedro de Oliveira Graça.
Estas nomeações produzirão efeito a partir de 1 de Janeiro de 2010.
Auditoria financeira à Câmara de Ourém:
Questionado durante a reunião de Câmara sobre o andamento do processo de auditoria externa que está a ser realizada à autarquia, Paulo Fonseca, deixou claro que a mesma foi entregue à empresa Deloitt, cumprindo todos os requisitos legais exigidos.
O presidente sublinhou ainda o facto de a mesma só estar concluída em Fevereiro do próximo ano, pelo que tudo o que se disser que se ouviu sobre esta matéria será “puro boato”. Os resultados serão divulgados após a conclusão da auditoria e até lá não serão prestados quaisquer comentários sobre o assunto.
Auditório dos edifício dos Paços do Concelho é “desadequado”:
“É lamentável que um edifício dos Paços do Concelho novo não permita a realização das Assembleias Municipais de forma digna. Temos um auditório que serve para se realizarem uns colóquios, umas palestras, mas não serve para a Assembleia Municipal”. Foi desta forma que Paulo Fonseca reagiu a uma reclamação enviada pela presidente da Assembleia Municipal, relativa à não funcionalidade do auditório do edifício dos Paços do Concelho.
Paulo Fonseca deixou, em reunião de câmara, o compromisso de requalificar o edifício antigo da autarquia, atribuindo-lhe a função de sede politica do concelho, construindo um Salão Nobre digno de ser a sala de visitas da autarquia e com condições para albergar a Assembleia Municipal de Ourém, nas suas sessões.
Um compromisso para executar assim que a autarquia tenha capacidade financeira para tal.
O presidente sublinhou ainda que “devemos ter em atenção estes exemplos para não estragarmos mais dinheiros públicos.”
Paulo Fonseca integra a direcção da ANMP:
Em informação apresentada à Câmara, o presidente Paulo Fonseca fez saber que integra a composição do Conselho directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, eleita durante a realização do último congresso da ANMP, nos passados dias 4 e 5 de Dezembro.
Proposta de Alteração toponímia:
Homenagem ao Pe. Luis Kondor
Alteração de toponímia: Praça Paulo VI para Praça Luís Kondor
O vereador Nazareno do Carmo apresentou uma proposta de alteração da toponímia da Praça Paulo VI, para Praça Pe. Luís Kondor.
Em reconhecimento do seu grandioso trabalho perpetuando a sua memória juntos dos fatimenses e peregrinos, lembrando esta personalidade incontornável na história de Fátima e das aparições.
Luís Kondor.
Hungaro de nascimento, refugiou-se na Austria e na Alemanha, onde estudou e se ordenou padre.
Em 1954 veio para Fátima e aqui começou uma vida dedicada à divulgação da mensagem, tendo-se tornado um profundo conhecedor dos testemunhos dos acontecimentos de 1917.
Em 1956 encontrou-se pela primeira vez com a Irmã Lúcia de quem se haveria de tornar confidente.
Em 1960 foi nomeado vice-postulador para a Beatificação de Francisco e Jacinta Marto, processo ao qual dedicou 40 anos da sua vida.
Desde 2000 que estava empenhado no processo de canonização dos pastorinhos.
Em Fátima deixou a sua marca em diversas obras: em 1956 a construção do Monumento dos Valinhos, em 1959 a imagem de Santo Estêvão que se encontra na Basílica; de 1960 a 1965 colabora com D. João Pereira Venâncio na construção do Seminário Diocesano de Leiria, do Colégio S. Miguel e do Colégio da Marinha Grande; em 1964 a construção da Via Sacra e Capela do Calvário; de 1974-1997 colaborou na transferência de ajudas financeiras da Wel tkirche-Köln para dioceses, conventos, casas sacerdotais, paróquias e casas sociais em Portugal; de 1974-1997 colaborou com o Europäischer Hilfsfound das Conferências Episcopais da Áustria, Alemanha e da Suíça, no apoio a dioceses portuguesas; em 1979 a Construção da nova Casa Episcopal de Leiria.
Durante muitos anos, colaborou como intermediário entre instituições da Igreja alemã e obras nas dioceses Portuguesas.
Como legado deixa inúmeras publicações, editadas em diversas línguas, com destaque para o livro das Memórias da Irmã Lúcia.
-----------------------------------------------------