quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Meteorologia


Avultados danos no concelho de Santarém provocados pelo mau tempo
O mau tempo da madrugada desta quarta-feira cortou a electricidade, interrompeu as comunicações telefónicas e provocou danos muito significativos nos jardins das Portas do Sol e da Ribeira de Santarém, os quais vão ficar encerrados, provavelmente, até meados da próxima semana, segundo anunciou o vereador da Protecção Civil da Câmara de Santarém, António Valente, na conferência de imprensa , que teve lugar esta tarde.
Nas operações de socorros estiveram envolvidos 81 elementos e 22 viaturas. Os danos estão avaliados em cerca de 5 milhões de euros.
Na conferência de imprensa estiveram também presentes os comandantes dos bombeiros municipais de Santarém, José Vitorino e dos voluntários, Rui Carvalho e a chefe de Gabinete das Presidência, Susana Rodrigues.
O vento forte que se fez sentir entre as 03:00 e as 04:30, atingindo os 140 quilómetros por hora, provocou elevados danos no Pavilhão do Inatel, no Campo Infante da Câmara e nalguns edifícios de responsabilidade directa da autarquia local, nomeadamente no picadeiro junto à Praça de Touros, que vai ser demolido.
Também a zona das piscinas de aprendizagem, no Complexo Aquático ficou destelhada.
O vento e a chuva provocou ainda a queda de árvores, algumas de grande porte e a obstrução de estradas devido à queda de árvores, que de acordo com o vereador da Protecção Civil “são situações que já estão desbloqueadas”, acrescentando que “algumas sepulturas do cemitério de Vale de Figueira ficaram também destruídas devido à queda de uma árvore de grande porte que tombou sobre os muros do cemitério”.
António Valente revelou que casas e anexos ficaram parcialmente destruídas, assim como caíram chaminés e telhados de algumas garagens provocando danos em viaturas.
Também devido ao mau tempo registaram-se problemas com pessoas idosas no que respeita ao alojamento, nomeadamente no Graínho, em Vale Figueira e mesmo na cidade de Santarém. “Estas pessoas foram prontamente socorridos pelos serviços de apoio social da Câmara de Santarém”, frisou o vereador da Protecção Civil.
Desde esta madrugada que todos os meios humanos e materiais dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Santarém estão na rua. Estão ainda envolvidas, nas operações de salvamento, equipas de engenharia e serviços de jardinagem.
O vereador da Protecção Civil apelou ao bom senso de todos os munícipes, sublinhando para que se mantenham calmos, até porque “as informações de que dispomos relatam que as condições meteorológicas não revelam alterações significativas nas próximas horas, sendo que a tendência geral é de melhoria”.
No entanto, adiantou que para qualquer eventualidade podem contactar o Comando dos Bombeiros Municipais e o Gabinete de Protecção Civil, através dos telefones 243 333 091/122.
----------------------------------------------------------------------