terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Autarquias


Câmara de Tomar adjudica primeiras obras para 2010
Mais de dois milhões e meio de euros é o investimento que a Câmara de Tomar vai fazer em duas das grandes obras que vão arrancar durante o próximo ano. Uma das intervenções pretende facilidade e interesse no acesso ao Convento de Cristo, a outra tem o objectivo da melhoria significativa da ligação entre a cidade e o IC9 pela estrada de Coimbra.
Estas obras foram adjudicadas recentemente, por deliberação de Câmara. Ambas pretendem a melhoria dos acessos: uma ao Convento de Cristo através da Mata Nacional dos Sete Montes, outra do nó do IC9 na Venda Nova à cidade e vice-versa.
A obra do percurso turístico que vai ligar o centro histórico da cidade de Tomar ao Convento de Cristo, pela Mata Nacional dos Sete Montes, foi adjudicada por um valor de cerca 184 500 euros acrescido de IVA.
O propósito desta intervenção, que é um dos elementos do grande projecto de requalificação da envolvente do Convento de Cristo, também concretizado no PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar, é estabelecer uma ligação eficaz entre o centro histórico da cidade e o seu monumento mais emblemático. A intervenção pretende criar interesse e, com ele, atractividade para os que visitam Tomar e para os que aqui vivem.
A intervenção fará a requalificação ambiental e reabilitação do património natural da Mata, com a recuperação da Casa do Guarda e das instalações sanitárias. No que diz respeito à Casa do Guarda, o projecto foi aprovado na reunião de Câmara de quinta-feira passada e prevê duas áreas distintas. Uma de acesso ao público, onde se poderão realizar conferências, exposições ou outros eventos, outra de acesso reservado aos funcionários.
Pretende-se também infra-estruturar e criar condições para que a Mata dos Sete Montes seja de facto uma porta de entrada para o Convento de Cristo, cuidando da iluminação, pavimentação, saneamento e outras infra-estruturas, assim como a instalação de um conjunto de elementos que permitam a sinalização de um percurso interpretativo.
A outra obra adjudicada é a remodelação e requalificação da E.N.110, no troço compreendido entre a Av.ª Maria de Lourdes Mello e Castro (rotunda junto ao Regimento de Infantaria n.º 15) e o nó do IC9 na Venda Nova foi adjudicada pelo valor de 2.375.058,50 euros mais IVA.
A intervenção na E.N.110 decorrerá numa extensão de cerca de dois quilómetros e meio e tem um prazo de execução de 365 dias. O traçado prevê ainda a construção de três rotundas com diâmetros internos de 22 metros nas ligações às localidades de Carrascal, Quinta da Lagoa e Aboboreiras.
Em simultâneo com a rede viária serão executadas infra-estruturas de águas, saneamento, gás, telefones e electricidade, passando todo o troço a ser dotado de colunas metálicas de iluminação pública.
O troço entre a rotunda do Bonjardim e a rotunda junto ao RI15 está a ser alvo de projecto, encontrando-se já na sua fase final. Por outro lado, e ainda a propósito de acessos, também se encontra em execução o projecto da intervenção no troço entre a rotunda cibernética e a rotunda da Zona Industrial de Santa Cita, passando por Carvalhos de Figueiredo.
As obras são financiadas pelo QREN. No caso do percurso da Mata o investimento global é de 721 mil euros, sendo 75 por cento financiado pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. Caberá, por isso, à Câmara de Tomar, que avançou com este projecto em parceria com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o valor de cerca de 180 mil euros.
No que diz respeito à obra da E.N. 110, e apenas no troço agora adjudicado, o valor elegível é de cerca 2.056.000 euros. A obra da estrada será financiada em 70 por cento, a obra do saneamento será financiada em 61,3 por cento.
------------------------------------------------------------------------------