quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sociedade

Casa Solidária em Santarém está a ter êxito no campo social e solidário
A Casa Solidária das Artes e Ofícios, criada em Agosto pela Câmara de Santarém, já fez 153 atendimentos e ajudou 14 pessoas a encontrar emprego, esperando arrancar em breve com o curso profissional de jardineiro.
Vítor Gaspar, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Cultura e Acção Social, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa da autarquia conquistou a colaboração de 15 voluntários, que têm ajudado na lavagem e separação de roupas doadas e ainda na reparação de móveis para serem reutilizados.
"A nossa Loja Solidária funciona como uma loja normal, onde as roupas em segunda mão, depois de lavadas e separadas, são colocadas em prateleiras e expostas para que quem nos procura possa experimentar e levar a roupa de que precisa e de que gosta, sem sentir que está a pedir esmola", disse.
As famílias em dificuldades são apoiadas depois de uma avaliação dos seus rendimentos feita por técnicos da autarquia, adiantou.
Além de roupas e calçado, a Casa Solidária tem fornecido igualmente mobílias, bem como bens doados por algumas grandes superfícies do concelho, disse, exemplificando com os leitores de DVD que foram entregues à Fundação Madre Andaluz e ao Lar das Raparigas.
Em breve deverá arrancar o primeiro curso profissional para as 18 pessoas que querem aprender a ser jardineiros, disse Vítor Gaspar, adiantando que a Oficina Comunitária conta actualmente com 44 inscrições para os vários cursos que serão disponibilizados, numa parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional (electricista, canalizador, calceteiro, jardineiro, cozinheiro e costureiro).
"Os serviços da autarquia estão já preparados para receber estas pessoas, na sua maioria desempregados de longa duração que não conseguem encontrar uma solução de vida", no período de estágio que se segue à formação inicial, disse.
Vítor Gaspar disse à Lusa que o contacto com as famílias levou à identificação de outras áreas que carecem de apoio, estando a ser analisada a possibilidade de um atendimento a idosos que não têm qualquer acompanhamento familiar, nomeadamente no apoio à gestão financeira.
"Estamos ainda a fazer um estudo com vista à prestação de uma ajuda financeira na aquisição de medicamentos, a fazer directamente nas farmácias", acrescentou.
Outra preocupação prende-se com as crianças, devido aos relatos crescentes de situações de fome logo pela manhã nas escolas, estando em preparação a disponibilização de um reforço de lanche e em análise a possibilidade de criação de um gabinete para apoio à gestão económica das famílias, afirmou.
-------------------------------------------------