terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cultura


CRIARTE festeja o Natal na Praia do Ribatejo
“História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” é a peça de teatro do CRIARTE (Grupo de Teatro do CRIA) que subirá ao palco da Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, no próximo dia 18, às 14 horas, integrada na Festa de Natal do Agrupamento de Escolas de Praia do Ribatejo. “Só voa quem se atreve a fazê-lo” é a mensagem principal desta peça, que reúne um elenco constituído por oito actores com deficiência e três técnicos, que nesta quadra natalícia procuram transmitir uma mensagem que reforce o espírito de partilha, solidariedade e fraternidade face à diferença.
Assim, o Grupo de Teatro do CRIA levará à cena a peça “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, uma adaptação da obra de Luís Sepúlveda, com encenação de Ana Machado, João Rosa e Tiago Medina. A peça retrata a história de Zorbas, um gato grande e gordo, que se cruza no seu caminho com uma gaivota que, momentos antes de morrer, vítima de uma maré negra, põe um ovo e entrega-o ao gato. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota como também a ensinará a voar.
O CRIARTE sobe ao palco na Praia do Ribatejo a convite do Agrupamento de Escolas. Recorde-se que o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes trabalha na área do teatro desde 1999, altura em que foi fundado na Instituição o CRIARTE, na sequência de um projecto de expressão dramática e criação teatral. A integração pela arte é um dos objectivos deste trabalho.
-----------------------------------------------------