quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Autarquias

Executivo da Câmara de Abrantes aprova Orçamento e Plano de Actividades para 2010
A Câmara Municipal de Abrantes, de maioria socialista, aprovou, com os votos contra da oposição, o Plano de Actividades e Orçamento para 2010 que ascende a 37 milhões de euros.
Segundo a presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, o modelo de gestão do Plano de Actividades, Investimentos e Orçamento para o próximo ano “tem por base o Plano Estratégico Abrantes + Viva”, apresentado nas últimas eleições autárquicas, “embora integre a estratégia do anterior executivo", nomeadamente os projectos e obras em curso.
Dos projectos que transitam do ano de 2009, a autarca destacou a conclusão da construção do novo quartel dos Bombeiros, a requalificação da margem sul do Aquapolis – Parque Urbano Ribeirinho, a par da construção de um Centro Náutico e da concepção de um projecto para a requalificação do parque de campismo de Rossio ao Sul do Tejo.
Céu Albuquerque destacou ainda a conclusão do projecto de arquitectura do futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, a elaboração dos projectos para os novos centros escolares de Bemposta, Alferrarede e Rio de Moinhos e a comparticipação da Câmara nos projectos da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e da requalificação da Escola D. Miguel de Almeida.
Ao nível do planeamento, o Plano integra a continuação da revisão do Plano Director Municipal, a conclusão dos planos de pormenor dos parques industriais (norte e sul) e da área ribeirinha norte, bem como a conclusão do plano de pormenor da zona industrial do Pego.
No campo da Cultura, Turismo e Desporto, a autarquia aposta em 2010 na criação de uma Rota do Património Arqueológico, no desenvolvimento da Grande Rota do Zêzere e na valorização do Tejo através da projecção do Centro de Interpretação do Tejo Ibérico e dos percursos ribeirinhos.
Segundo Céu Albuquerque, o Plano e Orçamento “são condicionados pela contratualização do conjunto de investimentos assumidos até ao ano de 2013 e outros compromissos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e de outros instrumentos de incentivo”.
O Plano de Actividades e Orçamento da Câmara de Abrantes vão ser discutidos e votados na próxima Assembleia Municipal, que está marcada para dia 18 de Dezembro.
--------------------------------------------------------