quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sociedade

Reflexão sobre Direitos e Protecção da Criança vai arrancar num seminário a realizar na “Expo Criança” em Santarém
Os Direitos das Crianças vão estar em reflexão, durante um ano, num "Think Tank on-line" a ser lançado na próxima semana num seminário em Santarém, no âmbito da Expo Criança.
"O objectivo é influenciar as políticas públicas, tanto a nível nacional como europeu", disse à agência Lusa Eliseu Raimundo, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Santarém, organizadora do seminário "O Direitos das Crianças - Promoção, Protecção e Participação" conjuntamente com o Instituto Politécnico, Centro Distrital de Segurança Social e Câmara Municipal locais.
O "Think Tank on-line" propõe-se, durante um ano, "constituir uma rede de técnicos e investigadores com experiência diversificada na área dos Direitos da Criança", proporcionando "um espaço de debate e de comunicação" que gere propostas de acção e contribua para "influenciar, positivamente, as políticas de infância e juventude".
O arranque vai decorrer durante o seminário agendado para os próximos dias 15 e 16, que incluirá já quatro "Think Tanks" com os temas que servirão de base à reflexão alargada: "A promoção dos direitos das crianças em contexto de desigualdade", "A protecção dos direitos em crianças vitimizadas", "A participação das crianças na construção da cidadania" e "Os direitos da criança: família, escola/instituições e comunidade".
Estas sessões irão contar, cada uma, com a participação de um técnico e de um aluno do ensino secundário, visando, segundo Eliseu Raimundo, promover a participação activa dos jovens na temática.
O seminário termina com uma conferência sobre a questão dos direitos da criança na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para a qual foi convidada a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, o secretário executivo da CPLP e os embaixadores dos Estados membros em Portugal.
Para Eliseu Raimundo, é "fundamental a reflexão teórica sobre um tema que está longe de reunir o consenso quer dos especialistas quer dos profissionais que desenvolvem a sua actividade neste domínio".
Tendo escolhido como tema central os Direitos da Criança, a edição deste ano da Expo Criança, a decorrer no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) de 15 a 18 de abril, assinala os 20 anos da assinatura da Convenção dos Direitos da Criança.
Dia 17 realiza-se um outro seminário, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, Centro MIDOST e Círculo Cultural Scalabitano, que convida à reflexão sobre a importância dos afectos na vida da criança.
"Dar voz à criança na educação, na saúde, na cidadania" é o tema do seminário, que inclui uma conferência sobre "a escola sensível e transformista - uma organização para o futuro" e workshops sobre "O 'livro afectivo' na construção de uma comunicação sensível", "A arte de dialogar cientificamente construindo conhecimento" e "Sentir a sala, sentir o outro - o espaço das emoções".
-------------------------------------------------------------------