quarta-feira, 14 de abril de 2010

Política

Militantes socialistas do distrito de Santarém apoiam Fernando Nobre
O ex presidente da Câmara Municipal de Abrantes Nelson Carvalho é um dos apoios declarados de militantes socialistas do distrito de Santarém à candidatura de Fernando Nobre à presidência da República.
Nelson Carvalho disse à agência Lusa que pertence “à categoria dos que no PS não vêem com bons olhos” um apoio à candidatura de Manuel Alegre, considerando que este “não é solução” nem é “o melhor candidato”.
Entendendo que Manuel Alegre se “antecipou”, ocupando o espaço de uma candidatura socialista e limitando a margem de manobra do partido, o ex autarca considera que os valores de cidadania que o político/poeta reivindica são mais bem corporizadas na figura de Fernando Nobre.
Fernando Nobre “dá aos valores da cidadania uma projecção que Manuel Alegre nunca deu”, afirmou, sublinhando que o médico presidente da AMI tem um projecto de futuro enquanto Alegre, que “nunca lutou por qualquer causa, além de ter sido deputado, e mesmo assim nada de especial”, é “claramente uma referência do passado”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, o socialista António Rodrigues, não esconde a identificação com “os princípios de cidadania, lusofonia e valores históricos de Portugal” representados por Fernando Nobre, mas prefere aguardar por uma tomada de posição do partido.
Sublinhando que nunca apoiará Manuel Alegre, António Rodrigues afirmou que não se vai precipitar, não escondendo, contudo, a grande identificação com a “experiência de vida fantástica” e os valores defendidos por Fernando Nobre.
Entre os militantes socialistas no distrito que já declararam apoio a Fernando Nobre contam-se, entre outros, José Lérias, da concelhia do Entroncamento e membro da comissão política distrital.
Lérias disse à Lusa que comunicou à distrital o seu apoio a Fernando Nobre, por não se identificar “minimamente” com Manuel Alegre, que no seu entender se adiantou “propositadamente para acorrentar o PS”.
Frisando que na candidatura à presidência da República “os partidos contam muito pouco”, Lérias sublinhou o “percurso de cidadania fantástico” de Fernando Nobre.
A comissão de apoio à candidatura de Fernando Nobre em Santarém vai ter a sua primeira reunião de âmbito distrital no próximo dia 23, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
Questionado pela Lusa sobre os apoios de militantes socialistas à candidatura de Fernando Nobre, o presidente da federação distrital do PS, Paulo Fonseca, disse desconhecer esses apoios e não ter ele próprio tomado ainda posição neste processo eleitoral.
------------------------------------------------------------------------