quarta-feira, 21 de abril de 2010

Economia

Vereador do Turismo na Câmara de Santarém considera que o concelho necessita de maior oferta de capacidade hoteleira
O vereador do Turismo na Câmara de Santarém, Vítor Gaspar, considerou hoje que o concelho necessita de maior oferta em termos de capacidade hoteleira para acolher turistas.
O autarca, que falava no primeiro encontro "Pensar o Turismo em Santarém", disse que a taxa de ocupação de dormidas no concelho cresceu 20,3 por cento entre 2000 e 2008, mas que ainda existe falta de camas no concelho, situação que foi notada aquando da realização as comemorações do 10 de Junho na cidade.
Segundo um estudo realizado pela autarquia, é previsível que Santarém tenha um aumento de 16,1 por cento na taxa de ocupação de dormidas nos próximos anos.
Actualmente, o concelho tem 614 camas disponíveis, distribuídas por dois hotéis, quatro pensões e duas unidades de turismo de habitação.
Cerca de 76 por cento dos turistas que visitam o concelho são portugueses e 24 por cento são estrangeiros e, de entre os estrangeiros, 40,1 por cento são espanhóis.
Vítor Gaspar defendeu ainda que a marca turística do concelho, que tem o slogan "Santarém, Uma História de Liberdade", é "suficientemente agregadora de outras marcas que fazem parte da identidade" local.
O vereador considerou que a actual marca turística de Santarém junta no mesmo conceito as ideias de Santarém como "capital do Ribatejo, capital do gótico, capital da liberdade, capital da gastronomia", entre outros aspectos ligados também ao facto de ser o local de actividade literária e política de nomes como Alexandre Herculano ou Almeida Garrett.
"A marca associada à liberdade vai ser ainda reforçada com a criação da Fundação da Liberdade, nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria, e com a requalificação de alguns espaços urbanos emblemáticos, como o Jardim da República e o futuro Jardim da Liberdade", destacou ainda Vítor Gaspar.
O autarca afirmou também que Santarém continua a apostar na capitalidade ligada à "festa brava" e que a actual praça de toiros Celestino Graça deverá ser alvo de uma intervenção.
"Não vamos deitá-la abaixo porque é um símbolo de Santarém e da região", referiu, acrescentando ainda que a praça vai ser transformada num espaço multiusos.
"Temos de ser complementares à oferta turística de Lisboa e nunca apostar na competição", frisou também o vereador, destacando ainda o projecto de candidatura avieira a património nacional como uma aposta do concelho na promoção da "cultura imaterial da região".
--------------------------------------------------------------------------------