quinta-feira, 15 de abril de 2010

Efemérides

Né Ladeiras e Júlio Pereira nas comemorações do 25 de Abril em Torres Novas
O 36º aniversário da Revolução de Abril será assinalado pelo Município de Torres Novas com um conjunto de iniciativas. No Domingo, no Teatro Virgínia, pelas 16 horas, haverá uma sessão solene, com intervenções de diversas entidades locais, seguida de um espectáculo de Júlio Pereira.
O músico apresentará o seu último álbum «Geografias», num concerto com entrada livre, onde imperam as sonoridades tradicionais portuguesas, aliadas a novas soluções acústicas. Júlio Pereira, já com trinta anos de carreira, traz o seu instrumento de eleição – o bandolim, acompanhado por Sofia Vitória (voz, teclado e programação) e Miguel Vera (viola).
No dia anterior, 24 de Abril, «Né Ladeiras e os companheiros da Rute» actuam no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, pelas 16 horas.
Este espectáculo, com o tema «Traz um amigo também», junta a voz de Né Ladeiras a um surpreendente grupo de músicos torrejanos que, de uma forma informal, pretendem celebrar a madrugada de 25 de Abril de 1974.
Nesta perspectiva, Né Ladeiras e os seus «compagnions de route» fazem alusão à música de intervenção dos anos 70, relembrado um caminho já percorrido.
Do reportório fazem parte, para além de melodias de Zeca Afonso como «Canção de embalar» ou «A morte saiu à rua», músicas tradicionais portuguesas de regiões tão diversas como os Açores, Trás-os-Montes, Alentejo, Beira Baixa ou Minho.
Os artistas são Né Ladeiras (guitarra acústica, adufe, castanholas, voz), Pedro Vitorino (braguesa, voz), Mário Rosa (teclados, voz), Pedro Dias (adufe, trancanholas, pau de chuva, ocarina, voz) e João Carlos Lopes (cavaquinho, campaniça, guitarra acústica, voz). O espectáculo conta com a direcção cénica de Tiago Torres da Silva.
A componente musical será entrecortada por momentos de poesia, com a declamação de poemas de Sophia de Mello Breyner e de José Carlos Ary dos Santos.
----------------------------------------------------------------------