terça-feira, 20 de abril de 2010

Sociedade

Plano Operacional Municipal do Concelho de Abrantes aprovado
Foi aprovado esta terça-feira, dia 20 de Abril, o POM – Plano Operacional Municipal do Concelho de Abrantes, durante a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A reunião foi presidida pela presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque e contou com a presença, entre outros, do representante da Autoridade Florestal Nacional, António Ravasco.
O Plano Operacional Municipal é um importante e indispensável instrumento para o combate aos incêndios florestais. É um documento no qual se enumeram, descrevem e compatibilizam os meios e recursos existentes no Concelho, para o combate aos incêndios florestais. Nele se estabelecem, também, os procedimentos de actuação dos vários agentes envolvidos nos domínios de prevenção, vigilância, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo das ocorrências verificadas no domínio dos fogos florestais, definindo as funções particulares dos diversos intervenientes.
O POM contempla: a caracterização geral do Concelho; a especificação dos sectores territoriais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI); os locais estratégicos para estacionamento; a Carta de Apoio à Decisão (Combate); a identificação das entidades que participam nas acções de prevenção, vigilância (informação, educação, patrulhamento e policiamento), 1ª intervenção, combate, rescaldo, vigilância e pós-rescaldo; a identificação das entidades e seus representantes no que respeita à coordenação de meios; a organização do sistema de aviso, alerta e informação e uma lista geral de contactos onde se identificam os responsáveis de todas as entidades envolvida na DFCI.
Este documento é actualizado todos anos, antes do período crítico de fogos florestais.
A Câmara de Abrantes apresentará publicamente o POM no próximo dia 4 de Maio.
------------------------------------------------------------------------------