segunda-feira, 19 de abril de 2010

Certames

Reforma da Política Agrícola Comum vai ser debatida na Feira Nacional da Agricultura
A Feira Nacional da Agricultura, que vai decorrer em Santarém de 05 a 13 de Junho, vai ser palco para o lançamento, em Portugal, do debate sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2013.
Luís Mira, administrador do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), que organiza o certame, disse hoje, na apresentação da feira, que o comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, estará em Santarém no dia 11 de Junho, no âmbito da digressão europeia de lançamento do debate sobre a reforma da PAC pós 2013.
Está também confirmada a presença, no dia 10 de Junho, da ministra espanhola do Ambiente e Meio Rural e Marinho, Elena Espinosa Mangana, que ocupa actualmente a presidência do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, disse.
Confirmando o desanuviamento das relações dos agricultores com o Ministério da Agricultura, Luís Mira afirmou que o actual ministro, António Serrano, estará presente “na maioria dos dias” do certame.
O anterior ministro, Jaime Silva, apenas visitou a feira no primeiro ano do seu mandato, tendo deixado depois de ser convidado pela organização da feira, pelas “péssimas relações” que mantinha com os agricultores, recordou.
O certame contará ainda com as visitas do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do Primeiro-Ministro, José Sócrates, adiantou.
Além do debate sobre a PAC, o certame servirá para fazer um balanço dos programas e das políticas nacionais para o sector, acrescentou.
“O centro da agricultura nesses nove dias estará em Santarém”, afirmou Luís Mira.
O certame vai decorrer sob o lema das “Energias Renováveis”, escolhido ainda em 2009 quando a questão dos biocombustíveis estava na ordem do dia e seguindo o princípio da escolha de um tema que não se limite ao sector mas abranja outras áreas, disse.
O também secretário geral da Confederação de Agricultores Portugueses (CAP) disse ainda que a 47.ª edição da Feira Nacional da Agricultura (FNA) dará particular destaque à mostra e venda de produtos de qualidade nacionais, com o reforço das provas e exibição de cozinheiros ao vivo.
No espaço 'O prazer de provar' vão estar patentes o 3.º Salão Nacional de Alimentação, o 4.º Salão Nacional de Azeite e o 5.º Festival do Vinho, realizando-se ainda o I Concurso Nacional de Mel e a final do Concurso Nacional de Escanções, não esquecendo a presença já habitual dos restaurantes com carnes autóctones.
Pela primeira vez, a FNA vai acolher a Feira Empresarial da Região de Santarém, uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) que há vários anos se realizava, em Setembro, em Torres Novas.
Para Luís Mira, esta “união de esforços” visa “o reforço do cariz regional” do certame, patente também na forte presença das autarquias da região, corporizando o espírito da Feira do Ribatejo, que vai na sua 57.ª edição e à qual a FNA foi associada em 1963.
O CNEMA volta a apostar num cartaz de espetáculos forte, que atraia grande número de visitantes (com nomes como Mikael e Toni Carreira, Daniela Mercury, Ana Moura, Buraka Som Sistema e Xutos e Pontapés).
------------------------------------------------------------