quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sociedade

Câmara de Ourém concede tolerância de ponto na tarde do dia 12 de Maio
A Câmara Municipal de Ourém vai dar tolerância de ponto na tarde de dia 12 de Maio por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Fátima, disse à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, José Manuel Alho.
"Para além do dia 13, cuja tolerância de ponto foi dada pelo Governo, damos a tarde do dia 12, uma vez que o Papa chega a Fátima por volta das 17:00", afirmou José Alho.
O autarca justificou a decisão pela "importância deste grandioso evento religioso", garantindo, contudo, que vão estar assegurados os serviços mínimos nos Paços do Concelho.
O vereador referiu que "o entendimento do município é que a tolerância de ponto deve funcionar para permitir aos funcionários que são crentes associarem-se a esta manifestação religiosa, mas que isso não signifique prejuízo para os munícipes".
O vice-presidente da Câmara Municipal esclareceu que para os funcionários, 504 no total, incluindo o pessoal não docente, que estiverem a garantir os serviços mínimos no dia 12 haverá uma compensação na manhã de dia 14.
Por outro lado, José Manuel Alho esclareceu que os cerca de 50 trabalhadores do município que estarão de prevenção no âmbito da peregrinação, seja na Protecção Civil, no trânsito ou noutros serviços de apoio, vão igualmente ser "compensados posteriormente, como é hábito sempre que ocorrem situações similares".
O Governo decidiu dar tolerância de ponto a todos os trabalhadores da Administração Pública no dia 13 de maio por ocasião da presença do Papa Bento XVI em Portugal, declarou na terça feira à agência Lusa fonte oficial do executivo.
A mesma fonte adiantou que será também concedida tolerância de ponto aos funcionários públicos em Lisboa na parte da tarde do dia 11 de Maio, assim como no Porto na parte da manhã no dia 14 de Maio.
A visita de Bento XVI a Portugal inicia-se no dia 11 de Maio, em Lisboa.
Na tarde do dia seguinte, o Papa segue de helicóptero para Fátima, onde permanece até dia 14 de manhã, quando sai em direcção ao Porto, cidade onde termina a visita a Portugal.
--------------------------------------------------------------