terça-feira, 20 de abril de 2010

Sociedade

Formação, Qualificação e Emprego são os temas para as Jornadas da Juventude a realizar em Abrantes
As Jornadas da Juventude de realizam-se em Abrantes de 28 de Abril a 1 de Maio, este ano sobre a temática da Formação, Qualificação e Emprego, tema sugerido por jovens do Concelho na sequência do desafio que lhes foi dirigido publicamente.
Organizadas pelo Município em pareceria com o movimento associativo juvenil, as jornadas vão constituir uma oportunidade de debate e transmissão de conhecimentos, à luz de temáticas actuais e relevantes e pretendem também ir ao encontro do desejo das associações representadas no Conselho Municipal de Juventude no sentido de se realizarem no concelho encontros deste cariz, na vertente da reflexão e do debate. O programa inclui temáticas específicas como o empreendedorismo jovem e a apresentação das ofertas formativas das escolas. Um encontro dos jovens com o presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Francisco Madelino e um debate com a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, sobre o Orçamento Participativo são outros contributos para o debate.
Este ano, as Jornadas aglutinam o Encontro Municipal de Associações de Juventude, uma iniciativa anual que pretende promover um espaço inter-cultural e o intercâmbio entre os jovens das estruturas das associações juvenis do concelho e realizar troca de experiências. Em 2010, coube à Associação juvenil “Abrangente a organização do encontro. Do programa constam palestras sobre o apoio ao empreendedorismo, a técnicas de procura de emprego e como fazer um curriculum e um exemplo a seguir em matéria de empreendedorismo juvenil, com o testemunho dos dois jovens que constituíram a empresa na área de projectos e certificação energética e que está em incubação no Tecnopolo do Vale do Tejo: a “Classe A+”.
Durante os dias de realização das Jornadas, a unidade móvel do programa “Cuida-te” (aconselhamento em dietética/nutrição e consumos nocivos) passará nas escolas secundárias Dr. Manuel Fernandes, Dr. Solano de Abreu e Secundária Octávio Duarte Ferreira (Tramagal).
Uma prova de BTT, um Torneio de Futebol de 7 inter-escolas, actividade de orientação em meio urbano e um circuito nacional de patins em linha são actividades que também integram o programa.
As Jornadas abrem com uma concentração de Bandas de Garagem constituídas por estudantes do Concelho, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e terminarão com um concerto pelos “Kwantta”, na Praça Barão da Batalha.
----------------------------------------------------------------------