segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cultura

“As Jóias de Amália Rodrigues” e “Rainhas de Portugal” no Convento de São Francisco
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemorou este Domingo, dia 18 de Abril, subordinadas ao tema “Património Rural/Paisagens Culturais”, o Convento de S. Francisco, em Santarém, foi palco da inauguração da Exposição Fotográfica:” As jóias de Amália Rodrigues”, do fotógrafo Eduardo Mota, e da Exposição “Rainhas de Portugal” da escultora Aida de Sousa Dias.
Eduardo Mota, fotógrafo formado no Royal College of Art, em Londres, explorou a relação da cantora Amália Rodrigues com os seus objectos pessoais fotografando as suas jóias recorrendo ao espólio patente no Museu da electricidade em Lisboa.
Aida Sousa Dias, licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, e Mestre em Ciências e Teorias da Arte, apresenta-nos esculturas das “Rainhas de Portugal”.
“As Jóias de Amália Rodrigues” e “Rainhas de Portugal” podem ser visitadas até dia 07 de Maio, na Igreja do Convento de S. Francisco
Também neste dia alusivo ao Monumentos, a Igreja do Convento de S. Francisco foi também palco da actuação dos Coros infantil e adulto do Círculo Cultural Scalabitan.
O Coro Infantil apresentou alguns temas originais e de compositores nacionais, tentando demonstrar que a música pode aprender-se de um modo simples e divertido.
O Coro adulto apresentou peças a cappella e com acompanhamento instrumental, num reportório muito eclético que se estende desde a música sacra ao Jazz, passando pela música pop e Gospel. A direcção musical ficou a cargo do maestro António Matias.
-----------------------------------------------------------------------