terça-feira, 27 de abril de 2010

Saúde

Professor José Fragata encerra VIII Jornadas de Urologia em Tomar com o tema “Performance e Qualidade em Cirurgia”
Cruzamento de Olhares é o tema das VIII Jornadas de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que irão decorrer nos próximos dias 7 e 8 de Maio, no Hotel dos Templários, em Tomar, reunindo duas centenas de profissionais de saúde de todo o país.
“Performance e Qualidade em Cirurgia”, com o Professor José Fragata, é o tema da conferência de encerramento das Jornadas, no dia 8, às 12 horas. Este é um tema da maior actualidade, que abordará a performance em cirurgia, as múltiplas determinantes, a imprevisibilidade, o acaso. A complexidade é constante, o risco clínico variável, mesmo algo incerto, dependente da performance dos agentes de saúde – pessoas e organizações – que prestam cuidados.
O Professor José Fragata é Director do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta – Centro Hospitalar de Lisboa Central; Director da Unidade de Cirurgia Cardíaca do Centro do Coração – Hospitais da CUF; Professor Catedrático de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, co-autor do livro "O Erro em Medicina" e coordenador do livro “Procedimentos em Cirurgia Cardiotorácica”, uma obra que conta com a participação de mais de 40 profissionais de saúde do Hospital de Santa Marta.
Neste segundo dia das Jornadas de Urologia, os trabalhos iniciam-se com uma mesa redonda, às 9 horas, que tem como tema Cuidando do Doente Urológico e que abordará as alterações psico-sociais no doente urológico, o abandono de idosos nos hospitais – uma cruel realidade, vantagens económicas dos protocolos terapêuticos e o relato de uma experiência. A Infertilidade do Casal, abordagem multidisciplinar, é o segundo tema em debate neste dia.
Recorde-se que as Jornadas de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo são já consideradas por todos os que nelas participam um encontro científico e cultural indispensável nesta região. Durante dois dias são debatidos, por alguns dos maiores especialistas do nosso país, temas tão diversos como a detecção precoce das doenças da Memória, o Cancro no aparelho urinário, a Incontinência Urinária feminina e masculina, o Abandono de Idosos nos hospitais ou a Performance e Qualidade em Cirurgia.
Para o Director do Serviço de Urologia do CHMT, Dr. Paulo Vasco, estas Jornadas que contam com um vasto leque de conferencistas de várias formações, designadamente Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Farmacêuticos, constituem um acontecimento muito significativo no plano da formação global dos profissionais de saúde da região e do país.
-------------------------------------------------------------------