sexta-feira, 16 de abril de 2010

Autarquias

Câmara de Torres Novas aprovou Proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010
Foi aprovada na reunião do executivo torrejano desta, quinta-feira, a Proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010 (Plano Plurianual de Investimentos/2010-2013 e Plano das Actividades Mais Relevantes da Gestão Autárquica). A proposta contou com os votos a favor dos vereadores socialistas e de João Sarmento, do PSD, e teve o voto contra de Carlos Tomé, da CDU.
Na proposta apresentada é bem patente a grande prioridade até ao final do ano de 2010: submeter e alcançar a aprovação de candidaturas a fundos comunitários, que poderão ter uma comparticipação de 80%.
Para o ano de 2010, o plano assenta ainda na lógica de construção dos Centros Escolares, bem como das acessibilidades já adjudicadas, como é o caso da estrada do Alvorão e da que liga Caveira a Boquilobo. Por outro lado, dar continuidade às obras nos futuros Paços do Concelho, na Casa da Lezíria e iniciar as do Centro de Ciência Viva são também uma prioridade.
A estratégia para os próximos quatro anos baseia-se em seis vectores essenciais. Em primeiro lugar, a construção de nove Centros Escolares em todo o concelho, sendo que os de Assentis, Pedrógão, Meia Via e Riachos estão já em desenvolvimento. A estes juntar-se-ão os de Olaia, Alcorochel/Brogueira, S.Pedro, Gil Pais e Santa Maria.
O segundo vector é o reforço no abastecimento de água e saneamento básico em todo o concelho, no seguimento da adesão à empresa Águas do Ribatejo. Nesta medida, prevê-se a construção de esgotos e de estações de tratamento de águas residuais, num investimento total na ordem dos 33 milhões de euros.
A aposta em Torres Novas como cidade criativa é o terceiro vector da proposta, com três eixos essenciais: regeneração do centro histórico; conclusão de infra-estruturas urbanas e ambientais; construção de equipamentos e parques de lazer. Destaque para a recuperação da antiga Garagem dos Claras, a criação do Parque dos Mesiões/Piscina de Verão, a construção da Torre do Tempo e de novas capelas mortuárias, bem como a criação de quatro faixas de rodagem em vias estruturais como a Variante do Bom Amor e a ligação à Rotunda dos Cingeleiros, na entrada de Riachos.
Reforçar a criação de emprego em Torres Novas é outra das prioridades, com a aposta nas zonas industriais de Zibreira, Riachos, Torres Novas e Norte do concelho, bem como em sinergias a criar no seio do Médio Tejo.
O quinto vector passa pela conclusão da recuperação e melhoria das principais vias municipais, nas quais se incluem, entre outras, a Estrada Municipal do Alvorão; a beneficiação do CM 1167 entre Boquilobo e Caveira com ligação à Zona Industrial de Torres Novas; a pavimentação da Charneca da Meia-Via a Pintainhos e de Fungalvaz até Alburitel, no limite do concelho.
O sexto vector assenta nas políticas transversais a toda a Câmara Municipal de Torres Novas, com vista ao desenvolvimento de um concelho mais humano e solidário. São disso exemplo a Acção Social, o Turismo, a Educação e a Cultura.
-----------------------------------------------------------------