segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ambiente

Concelho de Torres Novas aposta na reciclagem ambiental
Em 1990, 200 milhões de pessoas de 141 países aderiram à primeira celebração mundial do Dia da Terra, assinalado a 22 de Abril, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem em todo o mundo.
Em 2010 o concelho de Torres Novas, em virtude da política ambiental da Câmara Municipal, apresenta números bem demonstrativos do caminho percorrido ao nível das práticas da reciclagem, com uma importante rede de recolha, que aposta na proximidade ao cidadão, e um forte trabalho de sensibilização, sobretudo ao nível das escolas.
Durante este ano ficarão instalados 246 ecopontos em todo o concelho de Torres Novas, atingindo um rácio de um ecoponto por 150 habitantes. Este número ultrapassa amplamente a meta comunitária para 2011 de um ecoponto por 250 habitantes.
A recolha porta a porta na zona comercial de Torres Novas, que inclui materiais como o papel, cartão, plástico e esferovite, foi a área que registou a maior alteração, com um aumento de 350% de 2006 para 2009, ano em que atingiu as 90 toneladas.
Em 2009 foram também recolhidos mais 219% de embalagens comparativamente a 2006, com o registo de 179 toneladas em todo o concelho; mais 75% de papel, com 334 toneladas e mais 42% de vidro, com 416 toneladas.
A cidade de Torres Novas está ainda dotada de três oleões, número que será alargado ainda este ano, numa aposta de distribuição de novos equipamentos por todo o concelho. Nos três equipamentos existentes, situados no Jardim da Silva, Avenida Dr. Sá Carneiro e Avenida Manuel de Figueiredo, foram recolhidos 3190 litros de óleo vegetal usado, desde Outubro de 2008.
De acrescentar que existem ainda um total de 17 dispensadores de sacos para dejectos caninos espalhados um pouco por toda a cidade, a que se deverão juntar mais dois, a implementar em Riachos.
O Dia da Terra foi criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro manifestou nacional contra a poluição, procurando criar uma agenda ambiental. Participaram duas mil universidades, dez mil escolas básicas e secundárias e centenas de comunidades, num total de 20 milhões de pessoas, manifestando-se por um ambiente mais sustentável. Esse dia conduziu à criação da Agencia de Protecção Ambiental dos Estados Unidos
O Dia da Terra viria a adquirir uma dimensão global em 22 de Abril de 1990, ajudando a abrir caminho para a Convenção sobre a Biodiversidade, no Rio de Janeiro em 1992.
Este ano do 40º aniversário do Dia da Terra é também o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Estes três grandes temas são igualmente os pilares da sustentabilidade: o ambiental, o económico e o social, também conhecidos pelos 3 P – planeta, proveitos e pessoas.
-------------------------------------------------------------------------