sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cultura

Constância assinala o 20º aniversário do Jardim-Horto de Camões
No próximo dia 21 de Abril o Jardim-Horto de Camões em Constância vai comemorar o seu 20º aniversário, com a dinamização de uma iniciativa de índole cultural e pedagógico, a qual decorrerá no próprio jardim a partir das 17h00.
A actividade organizada pela Câmara Municipal de Constância, pelo Centro Ciência Viva e pela Associação Casa-Memória de Camões tem início com uma visita ao equipamento ao que seguirá a iniciativa Ouvir Música no Jardim com actuação do Quarteto de Saxofones e da Escola de Música da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. As comemorações terminam com o evento Olhar a Lua no Jardim (com telescópio).
Recorde-se que o Jardim-Horto, desenhado pelo Arqº Gonçalo Ribeiro Teles, foi inaugurado pelo Presidente da República, Mário Soares, em 1990. Reúne toda a flora referida por Camões na sua obra, num total de 52 espécies. No seu interior o visitante pode apreciar ainda o Jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu no Auditório ao ar livre e um painel de azulejos que apresenta as partes do mundo que Camões percorreu, de Lisboa a Macau, passando por África e pela Índia. A enorme esfera armilar, a maior de Portugal, assinala os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, que o épico imortalizou em Os Lusíadas, e o carácter universalista da nossa cultura.
É, sem dúvida, um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.
---------------------------------------------------------