domingo, 25 de abril de 2010

Política


Moita Flores considerou importante a instalação em Santarém de novos tribunais
O presidente da Câmara Municipal de Santarém considerou “importantíssima” a instalação em Santarém dos Tribunais da Propriedade Industrial e da Concorrência, Regulação e Supervisão pela “panóplia” de pessoas que, na sequência desta decisão, se irão instalar na cidade.
Moita Flores disse à agência Lusa que, além dos Tribunais hoje anunciados pelo primeiro-ministro (que incluem ainda um Tribunal da Relação), as instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) vão receber ainda a sede da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e a Escola de Hotelaria.
O autarca realçou a grande “centralidade” que vai ser criada no espaço da antiga EPC, onde irá igualmente ser instalada a Fundação da Liberdade, que, disse à Lusa, deverá começar a funcionar, em parte, no final de 2011.
A Fundação da Liberdade, que integrará o Estado, a autarquia, associações que desenvolvem a sua acção no âmbito dos valores da liberdade, da paz e da cidadania e, posteriormente, um parceiro privado, será mais do que uma homenagem ao local de onde partiu, há 36 anos, a coluna comandada por Salgueiro Maia, disse.
O objectivo, disse, é “marcar este sítio como ponto de encontro das nossas crianças, dos nossos jovens, para que não se esqueçam, para que se construam e consolidem os valores mais substantivos da nossa cidadania”.
A Fundação será centrada no “conhecimento”, integrando as “exigências curriculares de todos os graus de ensino obrigatório”, articulando-os com a “consciência dos Direitos Humanos, a construção dos regimes democráticos e as derivadas que assumimos no domínio dos Direitos das Mulheres e das Crianças com o grande desafio do século XXI que é o casamento entre os Direitos Humanos e os Direitos da Terra”.
-----------------------------------------------------------------