terça-feira, 20 de abril de 2010

Artes


Nuno Maya expõe fotografia e vídeo na Galeria Municipal de Abrantes
A exposição de fotografia, vídeo e instalação, “HUMANS IN THE CITY”, de Nuno Maya, é inaugurada no dia 1 de Maio, às 16h00, na Galeria Municipal de Abrantes e ficará patente ao público até dia 21 de Maio.
“HUMANS IN THE CITY”, traduz-se num projecto fotográfico, videográfico e de instalação que apresenta a distribuição espacial dos seres humanos em locais urbanos. Reúne um conjunto de obras sobre “Espaço-Tempo”, um tema habitualmente presente na reflexão do artista. Segundo Liliana Coutinho, Curadora da exposição BES Revelação 2005, da Fundação Serralves, nas obras de Nuno Maya “…as fronteiras são quase inexistentes entre a fotografia, o vídeo e a multimédia, dando origem à criação de combinações múltiplas. (…) No vídeo podemos encontrar o movimento destas massas urbanas em constante adaptação ao espaço por onde circulam. Na instalação, o artista apresenta-nos peças em movimento, separando o tempo (vídeo) do espaço (fotografia) e projectando um sobre o outro”.
Nuno Maya é formado em multimédia pela ETIC (1995-98) e concluiu o European Media Master of Art” (1999-2001) em França, onde residiu durante dois anos. Actualmente vive e trabalha em Lisboa, leccionando na Universidade Lusófona na área dos New Media e Cinema e coordenando também ateliês de criatividade para crianças, nas áreas da expressão plástica e multimédia.
A sua obra está representada em várias colecções. Conta no seu currículo com uma exposição individual e a participação em várias colectivas que tiveram lugar tanto em Portugal como em Espanha.
O trabalho de Nuno Maya tem sido agraciado com vários prémios, nacionais e internacionais, de entre os quais destacamos o 2º Prémio do Público, Festival Vídeolisboa, Lisboa, em 2001, e o 1º Prémio Categoria Jovem Kinetix, Festival Imagina 1999, no Mónaco. A Galeria Municipal de Arte na cidade de Abrantes funciona de Terça-feira a Sábado, das 10H00 às 12H30 - 14H00 às 18H30.
---------------------------------------------------------