terça-feira, 13 de abril de 2010

Sociedade

Mercado Diário de Abrantes retomou a actividade em espaços provisórios
As duas lojas que acolhem temporariamente os vendedores do Mercado Diário abriram na passada segunda-feira, menos de um mês depois do encerramento das actuais instalações, imposto pela ASAE em17 de Março.
A venda de peixe, fruta, legumes e flores realiza-se agora numa loja localizada no Edifício S. Domingos, Junto aos edifícios do Tribunal e da Repartição de Finanças, com área aproximada de 240 m2. Já os talhos estão a funcionar num espaço localizado na Rua Luís de Camões, com cerca de 130 m2, entre o Jardim-de-Infância de S. João e as antigas instalações da oficina da Rodoviária.
Em ambos os espaços foram realizadas obras de adaptação, no sentido de reunirem as condições necessárias para a realização destas actividades. Na área de venda de peixe, fruta, legumes e flores foram colocadas bancadas amovíveis
Para atenuar os prejuízos dos vendedores inerentes a esta paragem forçada, a Câmara procedeu à devolução das taxas já pagas pelos comerciantes no mês de Março, em proporção, desde o encerramento e isenta o pagamento referente ao mês de Abril.
A presidente da Câmara referiu ter sido “com o esforço de todos: serviços municipais; comerciantes e proprietários dos imóveis”, que de forma célere trabalharam para no mais curto espaço de tempo o Mercado Diário retomar a sua actividade. Maria do Céu Albuquerque apelou à comunidade local para que retome o contacto com o Mercado Diário e reiterou o compromisso de avançar para uma solução definitiva que passará pela recuperação e reconversão do edifício das antigas oficinas da Rodoviária do Tejo. Para esse projecto, a Câmara iniciou uma frente negocial com a CCDR-Centro tendo já assegurada comparticipação financeira (80%), ao abrigo do recente acordo entre o ministério da Economia e a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O espaço de venda do peixe, fruta, legumes e flores funciona no horário habitual, enquanto os talhos vão ter um horário mais alargado, das 8 às 19h00, com interrupção à hora de almoço.
-------------------------------------------------------------