sexta-feira, 30 de abril de 2010

Comunicação Social


Rádios do Ribatejo comemoram aniversário
As Rádios Pernes, em Santarém, e Antena Livre, em Abrantes, celebram este sábado 30 anos de emissões, com espectáculos e programas e com a memória da luta pela legalização das "rádios piratas" em Portugal.
José Guilherme Paradiz sublinha que a rádio que fundou em 1980 em Pernes "nunca se vergou ao poder dos grandes grupos económicos e mantém a mesma filosofia e direcção desde o primeiro minuto de emissões, proeza assinalável numa época particularmente difícil para as pequenas e médias empresas".
Ex técnico de rádio na Emissora Católica de Angola, Rádio Clube de Moçambique e Rádio Renascença, José Guilherme Paradiz fundou a Rádio Pernes depois de uma aventura que o levou a sentar-se no banco dos réus, a criação da primeira televisão regional pirata.
Paradiz recorda que, no início da década de 1980, a sua emissora, a Televisão Amadora de Pernes, chegou a emitir a cores antes da estação pública de televisão (então detentora do monopólio televisivo em Portugal).
A Rádio Pernes vai assinalar a data com uma festa para os seus "milhares de ouvintes", promovendo um espectáculo que se vai prolongar por mais de 10 horas, com a participação de artistas como Marco Paulo e os UHF, entre outros.
A Rádio Antena Livre (RAL) inicia sábado, às 15:00, um programa designado "Antena Livre 30 anos… As memórias da rádio", que durante várias semanas vai ouvir os protagonistas da rádio e convidados para recordarem "as aventuras da rádio" até aos dias de hoje.
O director daquela estação emissora, Alves Jana, disse à agência Lusa que se irão realizar ao longo de todo o ano um conjunto de iniciativas para “assinalar o ano 30” e lançar um “projecto de renovação e de reforço qualitativo para enfrentar os próximos tempos, que vão ser difíceis”.
Com um público alvo definido como sendo “adulto e urbano”, a Antena Livre retoma a frase de posicionamento inicial - “A tentação de fazer, o prazer de escutar…”.
Alves Jana afirmou estar “em ultimação” a realização da V Gala da Antena Livre, a decorrer dia 20 de Maio, a preparação de uma obra sobre os 30 anos daquela rádio local de Abrantes e um conjunto de programas de opinião, de debate e de novos cronistas para intervir nos espaços informativos da rádio, a par de outras iniciativas a anunciar “oportunamente”.
--------------------------------------------------------------