quinta-feira, 15 de abril de 2010

Economia

Grupo de empresários do distrito vão a Lubango para analisar abertura de Área de Localização Empresarial
Um grupo de empresários do distrito de Santarém parte no sábado para o Lubango, sul de Angola, para "fechar um conjunto de projectos" e analisar a possibilidade de abrir uma Área de Localização Empresarial naquela cidade angolana.
José Eduardo Carvalho, presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), que chefia a delegação, disse hoje à agência Lusa que será feita "uma primeira abordagem" junto de parceiros e do Governo da Província da Huíla para análise da viabilidade e vontade de envolvimento na criação da Área de Localização Empresarial.
Segundo disse, a delegação vai sobretudo para "concretizar situações", como "dar o passo final para a criação de uma escola profissional no Lubango", que contará com a participação da Nersant, da Escola Profissional do Vale do Tejo (com sede em Santarém) e de parceiros locais, para ministrar cursos profissionais em várias áreas.
Por outro lado, vai ser formalmente aberta a delegação da Nersant no Lubango, dando cumprimento ao acordo celebrado em Agosto de 2009 com a Associação de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio do Lubango (AAPICL), e que terá por objectivo apoiar a internacionalização dos empresários da região portuguesa e ajudar à sua instalação na Huíla.
Vão ser ainda definidas as condições em que os técnicos angolanos que vão assegurar o funcionamento da delegação vão estagiar em Portugal, adiantou José Eduardo Carvalho.
A missão, que vai estar uma semana no Lubango, integra ainda empresários dos sectores dos curtumes e das grandes superfícies que vão analisar as possibilidades de investimento naquela província angolana, afirmou.
-------------------------------------------------------------