terça-feira, 20 de abril de 2010

Política


Deputados do Partido Socialista visitaram Escolas do Distrito
Os Deputados do PS/Círculo de Santarém, António Gameiro, João Sequeira, Anabela Freitas e João Galamba, visitaram, esta segunda-feira, dia 19 de Abril, a Escola Secundária de Benavente (em funcionamento) e a Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, em Abrantes (em obra). Esta acção insere-se numa iniciativa que o Grupo Parlamentar do PS (GPPS) está a levar a cabo para assinalar as comemorações do 25 de Abril, através de um conjunto de visitas em todos os distritos do país a escolas requalificadas ou em obras de modernização.
Para os Deputados do PS assistiu-se «nos últimos anos, ao lançamento do maior esforço conjugado de criação e modernização de escolas de todos os níveis de ensino que alguma vez se fez em Portugal. Governo e autarquias assumiram o objectivo comum de proporcionar, às crianças e jovens de todo o país, espaços escolares adequados às novas exigências e funções da escola, com toda a sua diversidade e complexidade. A sustentabilidade financeira do processo está assegurada até ao seu final, designadamente através da canalização de verbas muito significativas do QREN, o que permite assegurar que a escola pública estará preparada para responder condignamente à extensão da escolaridade obrigatória dos 5 aos 18 anos».
Assim, sabendo que os programas de modernização do parque escolar e de novos centros escolares representam a maior concentração de investimentos na rede de ensino público da história da educação em Portugal, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista decidiu associar esta acção às comemorações do 25 de Abril, honrando, assim, os valores essenciais da democracia, nos quais sobressai o papel da escola pública na materialização do direito à educação.
Estes dois programas prevêem a requalificação de mais de 500 escolas por todo o território nacional até 2015 e representam um investimento global que ascende a 2,3 mil milhões de euros.
No Distrito de Santarém o investimento adjudicado, superior a 5 milhões de euros, em 2007-2009 nas fases 0, 1 e 2 do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário é de 69,7 milhões de euros, nas Escolas Secundárias de Benavente, Dr. Solano de Abreu (Abrantes), Jacôme Ratton (Tomar), de Ourém, Escola Secundária Sá da Bandeira (Santarém) e de Salvaterra de Magos. Na fase 3 deste Programa estão incluídas as Escolas Secundárias Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, e Maria Lamas, em Torres Novas.
Já no Programa Nacional dos Centros Escolares, também no Distrito de Santarém, foram aprovadas 28 candidaturas, num investimento global de 63,5 milhões de euros.
-------------------------------------------------------------