terça-feira, 27 de abril de 2010

Certames


"Bons Sabores" de todo o país vão confluir na vila do Sardoal
Os bons sabores dos enchidos, do queijo e do pão tradicional vão confluir, no Sardoal, na 4.ª edição da Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que se realiza em 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, nas instalações dos Bombeiros Municipais e espaço envolvente, na Tapada da Torre.
Cerca de duas dezenas de expositores de todo o país (Ribatejo, Trás-os-Montes, Beiras, Alentejo, Açores, etc.) vão mostrar e vender a excelência dos seus produtos, numa tenda de grandes proporções, transformada em ambiente rural e acolhedor.
Organizada pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (no âmbito dos programas LEADER+ e PRODER – programas de desenvolvimento Rural) e pela Câmara Municipal de Sardoal tem, este ano, o envolvimento efectivo da Associação Comercial e Serviços dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, através do MODCOM – Programa de Modernização do Comércio.
O certame tem por objectivo fomentar a promoção dos produtos característicos de cada zona de Portugal e valorizar os factores regionais de comercialização.
Para além de animação cultural e musical, a Feira vai contar com o envolvimento de professores e alunos do Agrupamento de Escolas e dos comerciantes da Vila de Sardoal. Os primeiros vão fazer trabalhos de expressão plástica sobre a figura de “Mestre Gil”, e os segundos, através de apelos de sensibilização para enfeitarem as suas montras com temas alusivos ao acontecimento.
“Mestre Gil” é a figura animada do projecto de promoção turística “InSITU” que representa o Sardoal. Significa a fusão de duas personagens ligadas ao Concelho: o Mestre de Sardoal, pintor quinhentista, autor do célebre retábulo que se encontra na Igreja Matriz e Gil Vicente, criador do teatro português, que cita explicitamente o Sardoal em três das suas obras.
Alguns espaços de tasquinhas, com refeições e petiscos, vão complementar a oferta da Feira.
-------------------------------------------------------------------------