sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cultura


Inês Pedrosa apresenta nova obra literária na Feira do Livro de Tomar
A Feira do Livro de Tomar vai acolher amanhã a apresentação nacional do novo livro de Inês Pedrosa, “Os íntimos”, que chegará às livrarias só no dia 30 de Abril.
A escritora, e actual directora da Casa Fernando Pessoa, que tem raízes tomarenses, estará na Feira do Livro, na Praça da República, às 17 horas de sábado, 24 de Abril, numa iniciativa da Livraria Nova, onde falará com os leitores acerca da sua obra e particularmente do romance “Os íntimos”, uma visita ao universo masculino em que, ao longo de uma noite, se cruzam memórias com revelações, retratando as vivências e opções de uma geração.
Inês Pedrosa nasceu em Coimbra em 1962 mas apenas, segundo a própria, porque não havia então maternidade em Tomar, cidade onde viveu na infância. Terá sido, aliás, nos passeios de barco pelo Nabão, onde o avô lhe lia poemas de Camões, que ganhou o gosto pela poesia.
Foi jornalista de alguns dos mais importantes meios de comunicação nacionais, tendo chegado a ser directora da revista “Maria Claire”. Como escritora, lançou em 1991 o livro infantil “Mais ninguém tem”, a que se seguiram vários romances, livros de crónicas, contos e outros.
“Fazes-me falta” (de 2002), “Crónica feminina” (2005) ou “Nas tuas mãos”(1997), o segundo romance que tinha, por contraste com “Os íntimos”, apenas personagens femininas, são alguns dos seus títulos mais conhecidos.
É directora da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, desde 2008.
A Feira do Livro de Tomar, organizada pela Câmara Municipal em colaboração com as livrarias locais Ao Pé dos Livros, Entrelivros, Nova e Raiz, começou ontem prolongando-se até ao próximo domingo. Durante o dia de hoje vão realizar-se diversas actividades integradas no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, incluindo a Poesia Viajante, com alunos da Escola do 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Templários a lerem poemas por toda a cidade durante a tarde, e um encontro de autores tomarenses à noite em que será debatido o tema “A censura ainda existe?”
---------------------------------------------------------------------------