segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cultura


Exposição sobre Índios Guaranis na Casa do Brasil em Santarém
A Casa do Brasil em Santarém expõe a partir do dia 8 de Maio, uma exposição sobre Índios Guaranis, da autoria do fotojornalista José Peixe e da pintora polaca, Mariola Landowska. A mostra é inaugurada às 16 horas.
Natural de Glória do Ribatejo, durante dois anos, o fotojornalista José Peixe foi correspondente da Agência de Notícias de Portugal - LUSA na América do Sul e teve a oportunidade de conviver com várias tribos de índios guaranis.
Já a pintora polaca Mariola Landowska que neste momento vive em Portugal, há uns anos atrás conviveu com algumas tribos de índios na selva Amazónica.
Estes dois profissionais decidiram efectuar uma exposição filantrópica de fotos e pintura, com o intuito de puderem colaborar na compra de umas juntas de bois, que os Guaranis vão utilizar na agricultura nas Aldeias do Canta Galo (Porto Alegre) e na Varzinha (Santo António da Patrulha).
Durante a exposição que vai estar patente até ao público até ao dia 6 de Junho vão decorrer várias actividades na Casa do Brasil, dedicadas exclusivamente à cultura dos índios Guaranis.
----------------------------------------------------------------