terça-feira, 20 de abril de 2010

Sociedade


Projecto "AproxiMação" mostra novas realidades de Inclusão Social no concelho de Mação
Na sequência da acção de formação sobre Empresas de Inserção realizada em Fevereiro, em Mação, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Mação – projecto “AproxiMação” – voltou a convidar várias entidades do Concelho, desta vez para tomarem contacto com a realidade e funcionamento de empresas de Inserção.
Como tal, representantes de Juntas de Freguesia, Instituições de Solidariedade Social (IPSS) e Associações do Concelho de Mação passaram um dia no Fundão, onde visitaram as instalações da Santa Casa da Misericórdia e perceberam a dimensão e abrangência do trabalho desenvolvido pelas duas empresas de inserção associadas a esta IPSS (uma dedicada à restauração, a outra à produção agrícola).
A visita às instalações e as explicações dos técnicos foram primordiais para que os visitantes de Mação pudessem perceber como se podem constituir este tipo de empresas e como estas são motores de integração de pessoas em situação de desfavorecimento no que diz respeito ao mercado de trabalho.
Entretanto, no passado dia 8 de Abril, o CLDS promoveu nova acção com a visita à Loja Social de Portalegre novamente para os representantes das Juntas de Freguesia e das Instituições de Solidariedade Social do Concelho.
No seu Plano de Acção, o CLDS contempla a criação de uma Loja Social, pelo que o objectivo desta actividade consistiu em estabelecer uma parceria com as várias instituições do Concelho, que têm donativos, de modo a criar um espaço comum, com uma gestão comum.
Na Loja Social de Portalegre, um espaço de atendimento e acompanhamento de indivíduos ou famílias mais carenciadas daquele Concelho, foi explicado todo o processo aos visitantes, além de uma visita completa às instalações. Ficaram a saber como funciona uma Loja Social, de que forma apoia os mais desfavorecidos, como consegue estabelecer uma vasta rede de parcerias com empresas de vários ramos de actividade (desde lavandarias a grandes superfícies comerciais) e como envolve neste processo programas de voluntariado.
Esta acção contemplou também uma visita às instalações da Escola de Hotelaria de Portalegre, onde puderam ver 15 formandos da Loja Social a aprender a arte da confecção na cozinha. Neste curso, os formandos elaboram a sua própria refeição (que levam para casa), com alimentos doados pelos parceiros da Loja Social e, no final, obtêm a carteira profissional, que lhes permitirá encontrar emprego com mais facilidade.
Com a visita à Santa Casa da Misericórdia do Fundão e à Loja Social de Portalegre os representantes das entidades Maçaenses têm agora pontos de referência e outra percepção de como se poderá implementar este tipo de serviços num Concelho como o de Mação, promovendo assim a inclusão social, o objectivo base do Contrato Local de Desenvolvimento Social.
-------------------------------------------------------------