segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cultura

Teatro Sá da Bandeira exibe “Memórias de um Rio - Avieiros, os Nómadas do Tejo”
O documentário “Memórias de um Rio - Avieiros, os Nómadas do Tejo” prémio especial de Lusofonia do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, CineEco 2004 vai estar em exibição no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, dia 6 de Maio, às 21h30. A sessão de cinema integrada no 1º Congresso Nacional da Cultura Avieira que vai decorrer em Santarém e Salvaterra de Magos de 7 a 9 de Maio, vai contar a presença do realizador Francisco Manso para uma conversa com o público.
Desde o final do séc. XIX, que gente da Praia da Vieira de Leiria, fugindo aos Invernos rigorosos do mar, procurando no Tejo o seu sustento (quando o peixe abundava naquelas águas), estabeleceu-se gradualmente nas suas margens, aí tendo criado uma comunidade – os AVIEIROS. Este documentário é o registo do percurso desta comunidade única, desde o seu aparecimento, observado com o contributo do ponto de vista dos seus últimos representantes vivos.
Também integrado no I Congresso Nacional da Cultura Avieira, aquele espaço cultural, recebe no dia 7 de Maio, às 21h30, a Gala Avieira “Um Património, uma identidade” organizada pelo Instituto Politécnico de Santarém com o apoio da autarquia local.
Em cima do palco serão recriados quadros representativos do quotidiano das gentes ligadas ao rio Tejo ou ao mar, da Praia de Mira e da Praia de Vieira de Leiria.
Esta apresentação é da responsabilidade de grupos convidados de Avieiros do Tejo e de pescadores daquelas praias (Grupos Folclóricos de Benfica do Ribatejo, Escaroupim, “Avieiros” de Vila Franca de Xira, Grupo “Reviver o Passado”-Vieira de Leiria, Portomar, Poço da Cruz – Mira).
---------------------------------------------------------------