segunda-feira, 11 de abril de 2011

Saúde

Mulheres do concelho de Almeirim fizeram “Rastreio do Cancro da Mama”
O concelho de Almeirim recebeu pela primeira vez o “Rastreio do Cancro da Mama”, através de uma Unidade Móvel. Foi mais uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul e que contou com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Autoridades de Saúde Pública, percorrendo entre os dias 27 de Dezembro e 30 de Março, as quatro freguesias do Concelho, abrangendo 3716 utentes do sexo feminino, com idades entre os 45 e os 69 anos.
Segundo os dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realizaram esta acção 2287 mulheres, representando este número uma taxa de participação de 61.5%.
A deslocação ao concelho almeirinense da Unidade Móvel, permitiu que mais 600 mulheres, ou seja mais 15 % das visadas, realizassem o rastreio do cancro da mama, por comparação com os dados de anos anteriores, onde as mulheres tinham de se deslocar a Santarém para fazer o rastreio.
Estas acções tem como objectivo primordial a redução da letal idade da doença, através do diagnóstico atempado de modo a encontrar formas adequadas de tratamento assim como a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, sendo por isso de extrema importância a participação de toda a população-alvo.
Diz a autarquia em comunicado, “números divulgados deixam-nos muito satisfeitos porque o rastreio não dá vida mas pode salvar vidas.”
-------------------------------------------------------------------------------------------------