sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sociedade

Viaturas de alta cilindrada apreendidas em Ourém
Duas viaturas de alta cilindrada foram apreendidas pela Polícia Judiciária (PJ) numa antiga fábrica de cerâmica na Sandoeira, Ourém, no âmbito da investigação ao roubo a um veículo blindado de transporte de valores em Dezembro de 2009, em Coimbra.
Fonte da Directoria do Centro da PJ disse hoje à agência Lusa que, no decurso de diligências realizadas na terça-feira, foram também apreendidas várias matrículas falsas francesas, não tendo sido feita qualquer detenção.
 “As diligências continuam”, acrescentou este responsável.
Na segunda-feira, a PJ anunciou, na sequência de uma operação policial realizada em Portugal e França, a detenção neste país de cinco homens, quatro franceses e um português, suspeitos da prática do assalto ocorrido a 18 de Dezembro de 2009, em Taveiro, nos arredores de Coimbra, com recurso a armas e explosivos.
Os detidos, com idades entre os 44 e os 70 anos, possuem “largo passado criminal em França por assaltos à mão armada e outros crimes”, refere um comunicado da PJ, esclarecendo que aguardam a extradição para Portugal.
Segundo o mesmo comunicado, a investigação da Directoria do Centro, realizada em articulação com um departamento da sua congénere francesa - Office Central de Lutte Contre le Crime Organisé (OCLCO) – e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, culminou em várias buscas domiciliárias e no “cumprimento de cinco mandados de detenção europeus”.
Em território francês, as diligências decorreram nas regiões de Paris e Pas-de-Calais e foi acompanhada por quatro investigadores portugueses da Diretoria do Centro que participaram nas buscas, apreensões, inquirições e interrogatórios dos arguidos.
Nas buscas realizadas neste país foi apreendido diverso material e equipamento para posterior análise, bem como munições de calibre 9 mm e 7,62 mm e ainda 90.000 euros em notas.
A operação em Portugal levou à apreensão de armas, explosivos e outro equipamento alegadamente utilizado no assalto ao carro blindado, incluindo-se nesse lote uma arma anti-tanque de calibre 64 mm, duas espingardas de assalto Kalashnikov, de calibre 7,62 mm e uma espingarda “shotgun” de calibre 12.
Foram ainda apreendidas cinco granadas, duas pistolas de calibre 9 mm com os respectivos coldres, quatro barras de “alto teor explosivo” PEP 500, dois detonadores eléctricos, dois dispositivos com ventosa e carga explosiva, para corte linear, 200 munições de calibre 9 mm e 7,62 mm, cinco coletes à prova de bala, dois coletes tácticos, dois gorros “passa montanhas” e dois fatos de macaco, afirma a PJ.
O esconderijo do armamento utilizado pelo grupo no roubo ao veículo blindado, de onde levaram 300.000 euros de cerca de nove milhões que transportava, foi o sótão de uma capela localizada também na Sandoeira.
*Lusa
............................................................................................................