quarta-feira, 20 de abril de 2011

Eventos

Sardoal comemora festividades seculares da Semana Santa
Cerca de seis mil pessoas são esperadas para as solenidades da Semana Santa e Páscoa em Sardoal, nas festividades seculares assumidas como importante património da personalidade concelhia e que decorrem entre quinta-feira e domingo.
Com organização da paróquia de Santiago e São Mateus, Santa Casa da Misericórdia, Irmandades e Câmara Municipal de Sardoal, das principais celebrações destaca-se a procissão do Senhor da Misericórdia, da Visitação ou Fogaréus, na quinta-feira, a Procissão do Enterro, na sexta-feira e a Procissão da Ressurreição, no domingo.
Nesta ocasião, a vila ganha uma ambiência especial, sobretudo quando se realiza a procissão do Senhor da Misericórdia, na noite de quinta-feira, uma cerimónia efectuada à luz de velas, archotes e candeias e que confere à localidade um “cenário de grande misticismo”.
A electricidade da rede pública é desligada no percurso do cortejo, e nas janelas das casas, varandas, sacadas e nas escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, são colocadas e acesas centenas de lamparinas de azeite e cera ou lanternas de vidro.
Nesta procissão, acompanhada pela banda filarmónica ao som de marchas fúnebres, podem ser apreciados os painéis representando Cenas da Paixão, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia e que só saem à rua por esta ocasião.
Um programa cultural complementar, levado a efeito pelo município e associações, vai incluir uma exposição de fotografia de autores locais, um passeio familiar e teatro de rua.
-----------------------------------------------------------------------------------------