segunda-feira, 18 de abril de 2011

Autarquias

Câmara Municipal da Barquinha investe para atracção de turistas
Aumentar o número de turistas que se deslocam à região e atingir os 100 mil visitantes ao castelo de Almourol são objectivos da Câmara da Barquinha, que anunciou investimentos nesta área na ordem dos 3,8 milhões de euros.
Fernando Freire, vice-presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, vincou à Lusa o seu “optimismo” em atingir as metas propostas, anunciando “investimentos importantes em curso” numa região que afirmou ser “muito procurada pela paisagem, pelo castelo e beleza envolvente, pela Igreja da Atalaia, monumento nacional, e pelo Barquinha Parque”, um parque urbano ribeirinho com uma área verde de cerca de 10 hectares.
Os investimentos em curso, que ascendem a 3,8 ME e visam o “reforço da capacidade de atractividade turística”, estão repartidos entre o Mercado das Artes, projecto que inclui um parque ilustrativo da escultura portuguesa contemporânea ao ar livre, a nova galeria de arte, a remodelação do Centro Cultural e do posto de turismo, a criação de percursos ribeirinhos e de uma estação de auto caravanas, entre outros.
O próprio Castelo de Almourol vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, nomeadamente na torre de menagem e muralhas, e introdução, no seu interior, de conteúdos multimédia.
Em parceria intermunicipal, está também em fase de lançamento um projecto de promoção e dinamização dos «Percursos, Rotas e Eventos do Tejo», com um investimento global previsto na ordem dos 2,6 milhões de euros.
Com o objectivo de captar novos nichos de mercado, a autarquia decidiu ainda lançar algumas iniciativas de âmbito gastronómico, “uma forma de estreitar a relação entre os produtos endógenos e o fomento do turismo”.
O mês do sável e da lampreia, por exemplo, que decorre desde Fevereiro pelo XVII ano consecutivo e visa a promoção da cozinha tradicional da região, já deveria ter terminado mas foi prolongado até 22 Abril pela “forte procura” em todos os restaurantes aderentes.
Aliada à degustação da açorda de sável e do arroz de lampreia, a par das caldeiradas, das enguias ou da fataça na telha, a iniciativa está associada à promoção do património paisagístico e arquitectónico, sendo oferecido a quem visita os restaurantes aderentes bilhetes para passeios de barco ao castelo de Almourol, monumento histórico nacional.
Banhado por três rios, o concelho de Vila nova da Barquinha tem no peixe do rio a “principal fonte de sabores da sua gastronomia típica”, observou ainda Fernando Freire, tendo acrescentado ser este “um dos principais motores de dinamização do turismo e um importante contributo para a economia” local e regional.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------------------------------