terça-feira, 26 de abril de 2011

Política - Legislativas 2011

António Serrano formalizou hoje candidatura como cabeça de lista pelo PS no distrito de Santarém
O ministro da Agricultura, António Serrano, formalizou hoje a sua candidatura como cabeça de lista pelo PS no distrito de Santarém e afirmou que é candidato para ganhar e “recuperar votos perdidos" pelo partido nas últimas eleições.
Para o ministro da Agricultura, natural de Beja, a sua candidatura pelo distrito de Santarém surge com o objectivo de “contribuir para que haja uma maioria política no Parlamento com capacidade de formar Governo e de implementar as medidas necessárias neste período de crise”.
“Santarém é um distrito que sempre me recebeu bem e é uma região com vantagens competitivas, com capacidade empreendedora que pode ajudar o país nesta fase difícil”, sublinhou.
O ministro da Agricultura substituiu o histórico cabeça de lista por Santarém, Jorge Lacão, que se candidata este ano pelas listas do partido pelo círculo de Lisboa.
À saída do tribunal de Santarém, António Serrano desvalorizou a polémica interna na constituição das listas do PS no distrito, sublinhando que o partido “está unido" e a equipa "centrada no mesmo objectivo”.
Em causa está a inclusão de João Galamba nas listas, que não estava prevista na lista inicialmente apresentada pela estrutura distrital do partido e que foi, posteriormente, imposta pela direcção nacional do PS.
A inclusão de João Galamba levou mesmo o líder da federação distrital socialista, o autarca Paulo Fonseca, a escrever uma carta aos militantes onde afirmou que pretende colocar o seu lugar à disposição após as eleições legislativas de 5 de Junho.
Outra situação polémica foi a saída das listas da governadora civil e ex-deputada Sónia Sanfona, que estava inicialmente prevista na proposta da distrital, mas que acabou por sair sem haver uma justificação pública.
António Serrano não quis comentar estas questões, afirmando apenas que “há momentos para discutir os candidatos e as listas e momentos para trabalhar”.
“São episódios normais em qualquer partido político democrático mas agora devemos centrar a nossa acção no futuro e não no passado”, acrescentou.
Das listas do PS em Santarém fazem parte Idália Serrão, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Social, e os actuais deputados João Galamba, António Gameiro e Anabela Freitas.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------------------------------