sexta-feira, 29 de abril de 2011

Certames

Alcanena recebe “Expopele 2011” em Maio
Alcanena vai receber o certame “Expopele 2011” no Pavilhão Multiusos de 27 a 29 de Maio.
A apresentação oficial do evento, decorreu na passada quarta-feira, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, perante uma plateia constituída maioritariamente por industriais e comerciantes do sector.
O objectivo principal do certame, é a afirmação de Alcanena como a “Capital da Pele” e dar notoriedade ao potencial do sector de produção de peles instalado no concelho.
A "Expopele" 2011 é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Alcanena e da ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, contando com o apoio do CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes.
Na óptica de Fernanda Asseiceira, presidente da autarquia, a iniciativa, “ é a afirmação de Alcanena no mapa nacional como a capital da pele, através da promoção do conceito “Alcanena Capital da Pele”, concretizando a expressão do sector no contexto da economia local e nacional”, adiantando, "vamos contar com o apoio e o empenho dos industriais e comerciantes do concelho”, a quem cabe o papel principal nesta iniciativa”, sublinhou.
Rui Dias, Presidente da ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, afirmou na sua alocução, que a EXPOPELE, “surge com 30 anos de atraso”, a mesma, contribuirá para melhorar a dinâmica do comércio local, na medida em que se pretende a criação de uma feira “que possa ser reconhecida e nível nacional” e capaz de ombrear com as grandes feiras internacionais”, realçou.
O Director do CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, Alcino Martinho, referiu, "para além do aspecto comercial desta iniciativa, há a considerar o aspecto promocional do sector, defendendo que as apostas na superior qualidade dos produtos e na exportação poderão ter algum impacto a nível nacional, numa altura em que a indústria de curtumes consegue responder às maiores exigências de mercado. Neste sentido, estarão patentes nesta feira alguns produtos nacionais reconhecidos internacionalmente, nomeadamente calçado”, esclareceu.
Gonçalo Santos, Secretário-Geral da APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes, representada na apresentação oficial do evento também pelo seu Presidente, Humberto Marques, referiu que a EXPOPELE pretende, sobretudo, “afirmar a indústria de curtumes do ponto de vista promocional”, realçando a importância do certame para as empresas, na medida em que “através da observação de artigos acabados em pele, os visitantes da feira poderão reconhecer a excelência dos produtos, já reconhecida por grandes marcas internacionais”. O representante da APIC, enumerou ainda as grandes linhas e objectivos do evento:
- Afirmar o conceito “Alcanena Capital da Pele” no contexto nacional;
- Dar visibilidade e notoriedade à relação do sector com as grandes marcas internacionais;
- Associar o conceito estratégico Moda, Design, Competitividade e Excelência de Portugal;
- Presença das principais marcas da região, estabelecendo compromissos de futuro;
- O evento será direccionado a industriais do sector, contando com a participação das principais indústrias locais, e a designers, incorporadores, lojistas, consumidores e prestadores de serviços;
- Dinamizar a relação do sector com o Município, assumindo a sua importância estratégica para a região;
- Associar a excelência, design e inovação tecnológica como factores de afirmação do sector.
--------------------------------------------------------------------------------------------------