segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cultura


 
Biblioteca de Ourém promove nova iniciativa “(Con)Tributos”
O Coronel Sousa e Castro é o próximo convidado da rubrica “(Con)Tributos”, que terá lugar no dia 30 de Abril, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Ourém.
O encontro com o porta-voz do Conselho da Revolução realizar-se-á à volta do livro “Capitão de Abril, Capitão de Novembro”, onde o escritor dará a conhecer as suas memórias e desvenda segredos de dois dos momentos mais marcantes da história recente de Portugal: o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975.
O encontro culminará com uma sessão de autógrafos.
As entradas são gratuitas.
Rodrigo Manuel Lopes de Sousa e Castro nasceu no ano de 1944, numa aldeia em Arnoia, na freguesia de Cruz de Baixo, chamada Lugar do Monte. O pai era ferroviário, chefe de estação de Celorico de Basto, a mãe, regente escolar. Sousa e Castro é o terceiro de sete irmãos. O posto escolar era uma parte integrante da casa. Não se estranhará assim que, quando entra na escola, no primeiro ano, já quase saiba ler. Em 1954, conclui a quarta classe. Estuda, em seguida, no Colégio de São Gonçalo, em Amarante.
Quando aí chega, o director e professor de Inglês, o padre Ramalho, pergunta aos alunos, um por um, o que querem ser quando forem grandes, Sousa e Castro responde-lhe com alma: «Quero ser oficial do Exército!»
Em 1958, tem o jovem Rodrigo 14 anos de idade, Humberto Delgado passa por Amarante em campanha eleitoral, fardado, em pé num carro a descoberto. Os seus olhares cruzam-se numa rua estreita, com o povo a atirar-lhe flores, as janelas e as sacadas decoradas com colchas e os guardas-republicanos a fazerem-lhe continência.
O jovem Rodrigo não podia imaginar o que o futuro lhe reservava. É o que neste livro se conta.
Sobre o livro “Capitão de Abril, Capitão de Novembro”,o Coronel Sousa e Castro, porta-voz do Conselho da Revolução, dá a conhecer as suas memórias e desvenda segredos de dois dos momentos mais marcantes da história recente de Portugal: o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975.
-------------------------------------------------------------------------------------------------