quinta-feira, 14 de abril de 2011

Autarquias

Câmara de Ourém vai distribuir verbas por Instituições Sociais
A Câmara Municipal de Ourém vai distribuir 1,6 milhões de euros por quatro instituições sociais do concelho para a criação de valências para a terceira idade, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da autarquia.
José Manuel Alho explicou que o apoio pretende tornar Ourém num município de “excelência social”.
“Assumimos esse propósito no decurso da campanha e, dentro das nossas possibilidades financeiras, o objectivo é irmos apoiando a construção de respostas sociais para os cidadãos”, afirmou José Manuel Alho, destacando o “envolvimento” das várias instituições sociais neste trabalho de “parceria”.
O autarca realçou ainda que a verba “representa um esforço municipal significativo”, reconhecendo que se não fossem as “limitações financeiras” a autarquia poderia assegurar uma contrapartida camarária maior para os quatro investimentos, que totalizam 2,3 milhões de euros.
“Trata-se de um grande esforço financeiro municipal e não é irrealista nem contraditório, está devidamente planeado”, acrescentou, admitindo, também, que se houvesse “uma majoração da componente comunitária nos investimentos a câmara teria uma maior folga para aumentar estes apoios”.
A maior fatia da verba - 685.238.05 euros - destina-se ao centro social da freguesia de Matas, entidade que vai investir quase um milhão de euros num edifício para lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
Investimento idêntico e com as mesmas valências vai ser feito pela Associação de Bem-Estar da Urqueira, que vai receber do município cerca de 650.000 euros.
Já o centro da terceira idade da Gondemaria é contemplado com 252.692 euros para a construção de um lar, enquanto o centro social de Casal dos Bernardos vai ter um apoio de 74.025 euros para o serviço de apoio domiciliário.
A realização dos contratos-programa com estas entidades foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo camarário desta semana e todos contemplam um financiamento municipal de 70 por cento.
Segundo a Câmara Municipal de Ourém, estes investimentos vão beneficiar cerca de duas centenas de pessoas.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------------