terça-feira, 12 de abril de 2011

Sociedade

Homem que matou motorista na área de serviço de Mouriscas da A23 condenado pelo Tribunal de Abrantes
O tribunal de Abrantes condenou hoje a 18 anos e nove meses de prisão por homicídio qualificado o homem que matou um camionista na área de serviço de Mouriscas, um caso ocorrido em Junho de 2010.
Um “olhar provocador” terá estado na origem da facada mortal desferida por Emanuel Candeias, de 19 anos.
O juiz presidente do Tribunal de Abrantes que hoje leu o acórdão considerou o crime “fútil”, absolvendo os outros dois arguidos, Ulisses e David, de 24 e 23 anos, do crime de co-autoria de homicídio qualificado.
Para o juiz, a sua “conduta muito deplorável, pela insensibilidade, desprezo e falta de socorro à vítima”.
Aquele alegado “olhar” do camionista para a mesa onde estavam os arguidos desencadeou uma cena de violência com murros e bofetadas dos três jovens a Nelson Ferreira, em situação que se estendeu ao exterior do estabelecimento e culminou numa facada que se viria a revelar fatal para o camionista, atingido com uma única facada, no coração.
O Tribunal não deu como provada a conjugação de esforços premeditada para matar Nelson Ferreira, de 41 anos, um camionista de Salvaterra de Magos que seguia para França e havia parado naquela área de serviço para fazer uma pausa e tomar um café.
O tempo total de prisão a cumprir por Emanuel Candeias, de 19 anos, resulta do cúmulo jurídico das penas de 18 anos de prisão por homicídio qualificado, 2 anos por detenção e posse de arma proibida e 7 meses por condução sem habilitação legal para o fazer, a que acresce uma indemnização cível de 135 mil euros para os dois filhos da vítima.
O seu advogado, Arrobas da Silva, que havia pedido a condenação por crime de homicídio simples, com dolo eventual e aplicação da legislação especial para jovens, afirmou à Lusa ter intenção de recorrer da sentença, considerando a mesma “demasiado pesada” tendo em atenção a idade do condenado.
Emanuel Candeias recolheu aos calaboiços do Estabelecimento Prisional de Lisboa.
*Lusa
----------------------------------------------------------------------------------------------------