terça-feira, 19 de abril de 2011

Cultura

Helena Maurício expõe “Há que acreditar” em Riachos
O Núcleo de Arte de Riachos inaugura, dia 7 de Maio, sábado, pelas 16h00, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma Exposição individual de Arte Decorativa de Helena Maurício, intitulada “Há que acreditar!”.
A mostra estará patente ao público neste espaço até ao dia 31 de Maio, podendo ser visitada no horário do Museu Agrícola: de Segunda a Sexta-Feira das 9h00 às 12H30 e das 14h00 às 17h00. Aos Domingos das 15h00 às 17h00.
Helena Maurício nasceu na aldeia da Gavata. Aos dez anos mudou-se com seus pais e quatro irmãos para a aldeia vizinha CAVEIRA, onde tem vivido ao longo do tempo.
Frequentou a escola apenas até à 4ª classe, por opção própria, da qual veio a arrepender-se mais tarde. Pois gostaria de ter ido um pouco mais à frente. Aos doze anos foi aprender costura em Torres Novas. Além do jeito e das mãos hábeis para a costura, tricô, rendas e confecções, veio a descobrir, já depois dos quarenta anos de idade, que tinha alguma habilidade para as artes decorativas. Foi aí que decidiu fazer um pequeno curso nesta área. Surgindo então o gosto por esta forma de arte, tendo vindo desde então a aprender novas técnicas de pintar e a desenvolver as suas potencialidades criativas em peças de marfinite, gesso, chacota, madeira, cerâmica, etc.
Helena Maurício tem participado em inúmeras feiras, mostras e exposições de artesanato e arte decorativa.
É membro do NAR desde o seu início onde tem participado assiduamente nos seus eventos e onde expõe agora individualmente a sua arte na exposição intitulada “Há que acreditar!”
----------------------------------------------------------------------------------------------------