segunda-feira, 18 de abril de 2011

Economia

Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo criou “Central de Compras Electrónica” para negociar bens e serviços
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo criou uma Central de Compras Electrónica para negociar bens e serviços para os 11 municípios que integram a CIMLT, esperando conseguir poupanças que poderão ir dos 5 aos 35 por cento. Em comunicado, a CIMLT afirma que a central de compras visa “promover maior eficácia, eficiência, transparência e reduzir os custos de aquisição para as autarquias”, além de “alinhar a política destas com a política global das compras públicas, actuando em plena articulação com o órgão responsável pela centralização das compras a nível nacional”.
A Central de Compras Electrónica da CIMLT vai começar por actuar nas áreas da energia, combustíveis, gás e lubrificantes, consumíveis de higiene e limpeza, outsourcing de impressão e comunicações de dados e voz móveis e fixas.
“Será um portal de compras personalizado, onde todos os utilizadores habilitados terão acesso aos contratos negociados centralmente, o que permite a uniformização e automatização do processo de compra e relação com fornecedores, bem como a redução da carga administrativa através do lançamento contabilístico automático”, afirma a nota.
Além do processo de compra, a central dispõe de um modelo de gestão de stocks, acrescenta.
Para a CIMLT, no actual quadro de crise económica “é importante encontrar formas de racionalizar as despesas e libertar recursos”.
O actual projecto, sublinha, insere-se na estratégia que tem marcado esta comunidade intermunicipal, onde os municípios se aceitam “como parceiros e não como concorrentes, tentando sempre ter uma visão futurista e global da realidade intermunicipal”.
*Lusa
----------------------------------------------------------------------------------------